A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

26/11/2016 08:11

Morre Fidel Castro aos 90 anos, líder da Revolução Cubana

Priscilla Peres
O líder morreu na noite de ontem, em Cuba. (Foto: Agência AP)O líder morreu na noite de ontem, em Cuba. (Foto: Agência AP)

O líder da Revolução cubana Fidel Castro, morreu na noite de ontem, aos 90 anos. Seu irmão, o presidente Raúl Castro, comunicou o falecimento nesta manhã, em mensagem transmitida pela televisão. A morte aconteceu em Havana, Cuba.

Veja Mais
MS salta da nota mínima para máxima em ranking de transparência
Bernal sinaliza ignorar decisão e TCE alerta para risco de improbidade

“Com profunda dor, compareço aqui para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro de 2016, às 10h29 da noite (1h29 de sábado, no horário de Brasília) faleceu o comandante em chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”, declarou o mandatário, comovido, segundo informações do El País.

Fidel é uma das principais figuras do século XX, morre 60 anos depois de desembarcar em Cyba no navio Granma com um grupo de rebeldes provenientes do México, para fazer a guerrilha que viria a derrotar Fulgencio Batusta em 1959.

Castro abandonou o poder há dez anos, em 2006, por problemas de saúde, após 47 anos à frente do regime socialista que construiu em torno de sua liderança. Raúl Castro, cinco anos mais novo, assumiu o comando.

Segundo o El País, a morte de Fidel vai significar uma “enorme sacudida emocional em Cuba, tanto para seus partidários como para seus detratores, pelo peso esmagador que sua figura exerceu sobre a vida cubana durante gerações e gerações”.

“Politicamente, é o símbolo do fim de uma era, embora não caiba esperar mudanças substanciais imediatas no sistema cubano. Resta agora, como o último entre os líderes históricos da Revolução, seu irmão Raúl Castro”.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions