ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

Movimento SOS Cultura protocola na Câmara pedido de CPI contra Olarte

Flávia Lima e Kleber Clajus | 19/03/2015 11:21
Advogado Ilmar Fonseca organizou a ação que pede cassação de Olarte. (Foto:Kleber Clajus)
Advogado Ilmar Fonseca organizou a ação que pede cassação de Olarte. (Foto:Kleber Clajus)
SOS Cultura voltou a ocupar a Câmara hoje para protestar. (Foto:Kleber Clajus)
SOS Cultura voltou a ocupar a Câmara hoje para protestar. (Foto:Kleber Clajus)

Um grupo formado por 40 integrantes do movimento SOS Cultura protocolou um documento de 18 páginas pedindo a abertura de uma comissão processante para investigar as ações do prefeito Gilmar Olarte (PP) em relação a liberação de recursos determinados por lei ao setor de cultura. A alegação é de que Olarte não estaria cumprindo as leis de incentivo ao setor, como a que determina a transferência de 1% da receita da Capital ao setor cultural. A ação foi organizada e protocolada pelo advogado do grupo, Ilmar Renato Fonseca.

O grupo, que no início do mês já havia ocupado a Câmara e realizado protestos na Fundação de Cultura pelo mesmo motivo, incluindo a falta de pagamento de artistas, acabou gerando confusão na sessão desta quinta-feira (19). A reivindicação da classe artística dividiu os vereadores, que acabaram discutindo. O vereador Chiquinho Telles (PSD) rebateu as acusações de que o prefeito não estaria aberto ao diálogo e nem interessado em efetuar o pagamento aos artistas. "O prefeito abriu as portas e ofereceu R$ 1 milhão. O pedido de cassação é eleitoreiro e não vou aceitar", ressaltou o vereador, sob vaias dos artistas que deram às costas ao plenário.

O líder do prefeito na Câmara, Edil Albuquerque (PMDB) se mostrou preocupado com o atraso na votação dos projetos e lembrou que é preciso destrancar a pauta de votações. Hoje está prevista a análise do projeto de incentivo do Prodes (Programa de Desenvolvimento Econômico e Social), que prevê redução da alíquota do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) para a Anhanguera Uniderp em 2%, além de outras nove empresas que aguardam doação de terreno e pretendem investir R$ 72,2 milhões na Capital.

"Não é o momento de discutir isso, já que o prefeito está retomando o processo de desenvolvimento de Campo Grande", destacou o vereador. Já a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) apoiou o movimento e pontuou que outras questões da administração precisam ser levantadas, como uso de jato particular pelo prefeito. Nesse momento teve início uma discussão entre a bancada de apoio e a oposição sobre a interferência do protesto nos trabalhos da Casa. 

Para a atriz Fernanda Kunzler, a Cultura vive seu pior período na Capital. "Estamos reforçando o pedido para não sermos ignorados", afirmou. Após protocolar o documento, os artistas deixaram a Câmara.

 

Nos siga no Google Notícias