ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

Movimentos realizam protesto contra estatuto do desarmamento

Manifestação será a partir das 16h, em frente a sede do MPF

Leonardo Rocha | 19/02/2017 13:58
Protesto será na frente do MPF, o local já foi usado para outras manifestações políticas (Foto: Arquivo)
Protesto será na frente do MPF, o local já foi usado para outras manifestações políticas (Foto: Arquivo)

O grupo Instituto Iniciativa, com apoio dos movimentos Reaja Brasil, Pátria Livre e Direita MS, realizam neste domingo (19), a partir das 16h, uma manifestação contra o atual estatuto do desarmamento. O evento será na frente da sede do MPF (Ministério Público Federal), tendo expectativa de atrair 500 pessoas.

A intenção do ato é apoiar o projeto do deputado Rogério Peninha (PMDB-SC), que está em tramitação na Câmara Federal, que visa revogar o atual estatuto do desarmamento, criando um novo texto em que se diminua a burocracia e as regras rígidas, para ter porte de arma no Brasil.

Os representantes dos movimentos alegam que neste novo texto, ainda vai ter regras específicas para porte de arma, com avaliação e exames psicotécnicos, que segundo eles, vai garantir o direito da população, ratificado no referendo de 2005, onde a maioria dos brasileiros disseram não ao desarmamento.

"Nós vamos apoiar o deputado, com atos em várias cidades do País, pois se o cidadão tem direito, não pode ter tanta burocracia para atrapalhar", disse o presidente do Instituto Iniciativa, Pietro Decenzo, organizador do protesto.

"Apenas 2% das mortes são de armas registradas, o restante são das contrabandeadas, o problema não é o cidadão armado e sim o bandido, o porte de arma não é para matar e sim de conceder o direito de defesa à população", disse Pietro, que espera contar com a presença de 500 pessoas neste ato.

Apoio - Carmem Moraes, que faz parte do movimento Pátria Livre, ressaltou que a intenção é defender os àqueles que votaram contra o desarmamento, mas que quando buscam ter o porte de arma, enfrentam uma "burocracia pesada", que dificulta a aquisição. "O atual estatuto complica demais, torna muito difícil ter o porte, por isso queremos a mudança".

A organização revelou que esta manifestação deve ocorrer também nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Pará e Pernambuco. "O projeto está em tramitação na Câmara Federal e esperamos que entre em breve em votação", disse Decenzo.

Nos siga no Google Notícias