ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

MP pede impugnação de chapa do PT, suplentes e de dois ao Senado

Ludyney Moura | 15/07/2014 14:49
Convenção do PT que homologou duas chapas que tiveram pedido de impugnação (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)
Convenção do PT que homologou duas chapas que tiveram pedido de impugnação (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)

Os pedidos de impugnação de candidaturas feitos pela PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) colocam em risco a candidatura de todos os candidatos a deputado federal e estadual que apoiam o senador Delcídio do Amaral (PT). O balanço final mostra que o órgão quer impedir ao menos 89 pessoas de concorrer nas próximas eleições. Dentre eles estão os candidatos ao Senado do PP, Alcides Bernal (pela perda de mandato por cassação), e do PSOL, Lucien Rezende (por ausência de quitação eleitoral). 

Estão na lista também 10 partidos da chapa encabeçada pelo senador Delcídio do Amaral (PTB, PSL, PRP, PT, PR, PDT, PROS, PTC, PcdoB E PSDC), por inobservância do limite mínimo de 30% da cota de candidatos a mulheres. Caso, a Justiça defira o pedido da Procuradoria, todos os candidatos nas chapas proporcionais que apoiam o PT podem ficar fora do pleito.

Estão na lista também os segundo-suplentes do petista Ricardo Ayache, Joedi Guimarães (por ausência de desimcompatibilização), e do social-democrata Antônio João Hugo Rodrigues, Mohamad Abder Rahman Abdallah (por ausência de quitação eleitoral). Os pedidos foram protocolados na sede do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

A Lei da Ficha Limpa foi usada pela Procuradoria para tentar barrar a candidatura de quem teve problemas com a justiça, três no total. O órgão pediu a impugnação dos candidatos a deputado estadual Luiz Carlos Bonelli (PT), ex-superintendente do Incra, candidato a deputado estadual pelo PT, por ter as contas rejeitas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), e Danilo de Oliveira Luiz (PSB), ex-servidor da Funai, demitido por PAD (Processo Administrativo Disciplinar), e Alcides Bernal, candidato do PP ao Senado, por ter o cargo cassado pela Câmara Municipal.

Segundo a PRE, o objetivo dos pedidos é impedir que pessoas que não preencham os requisitos legais concorram às eleições. Das demandas protocoladas, 42 candidatos não comprovaram a quitação de todas as obrigações eleitorais; 24 tiveram o pedido questionado por não demonstrar afastamento do cargo público, no prazo legal, para concorrer às eleições (chamado de desincompatibilização); e um não demostrou ter idade mínima para a disputa do cargo.

Querendo voltar à Assembleia Legislativa, o ex-deputado estadual pelo PDT e ex-comandante da Polícia Militar no Estado, José Ivan de Almeida, hoje no PEN. Também foi lembrado pela PRE. O ex-pedetista teve os direitos políticos suspensos por irregularidades cometidas na promoção de oficiais da corporação. 

A Justiça Eleitoral informa que os candidatos tem uma semana para apresentar a defesa, e enquanto não há uma decisão final do Tribunal, eles permanecem candidatos. A assessoria do TRE-MS informa que até o final do dia o número de pedidos de impugnação deve aumentar, já que ainda não foram computados as solicitações acerca dos eleitores que registraram pessoalmente a candidatura.

Clique aqui para ver a relação completa dos pedidos de impugnação da PRE.

Nos siga no Google Notícias