ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

MP que reduz tarifas de energia esbarra em empresas do setor e bancada do PSDB

Nyelder Rodrigues | 17/10/2012 22:53

Foi instalada na manhã desta quarta-feira (17) no Senado a comissão que vai analisar a Medida Provisória (MP) que refaz os cálculos das tarifas de energia e reduz o valor da conta de luz a partir de 2013.

Entretanto, a MP enfrenta a resistência da bancada formada por senadores e deputados federais do PSDB em Brasília. Mesmo gerando reações positivas de diversos setores, parlamentares tucanos apresentaram emendas à MP, visando inviabilizar esta redução.

Outra resistência à Medida Provisória parte, principalmente, da Cemig (Empresa Energética de Minas Gerais) e Cesp (Companhia Energética de São Paulo), que são controladas pelos respectivos estados e que são governadas pelo PSDB.

Ambas as empresas dizem não aceitar as novas regras propostas, e devem recorrer à Justiça para garantir que as regras antigas sejam aplicadas sobre três importantes usinas.

“Estamos discutindo aqui interesses da nação, que não podem ser sobrepostos a interesses regionais ou de empresas”, declarou o vice-líder da bancada do PT na Câmara, o deputado federal pernambucano Fernando Ferro. A comissão que vai avaliar a MP será presidida pelo líder do PT na Câmara, o deputado federal paulista Jilmar Tatto.

 A MP prevê a redução, a partir de 2013, de 16,2% na tarifa da energia residencial e de até 28% na cobrança feita do setor produtivo. A agência reguladora Aneel, vai publicar no dia 1 de novembro os dados relativos aos custos da energia no país. A partir de então, as empresas terão 30 dias para assinar ou não novos contratos.

Nos siga no Google Notícias