ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Política

MPE avisa Câmara que Prefeitura mantém convênios irregulares com entidades

Município é obrigado pela Justiça a demitir contratados, mas até agora nenhum desligamento foi feito

Mayara Bueno | 20/06/2016 10:38
Sede do MPE-MS em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Sede do MPE-MS em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) enviou ofício à Câmara Municipal avisando que a Prefeitura de Campo Grande mantém convênios irregulares com a Omep (Organização Mundial pela Educação Pré-Escolar) e Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária. Os contratos são alvos de investigação na 29º Promotoria de Justiça, por conterem uma série de irregularidades como funcionários fantasmas e salários discrepantes. Inclusive, a apuração coloca em xeque eventual envolvimento de vereadores, que teriam feito indicações de contratações nas entidades.

Na prática, o Ministério Público encaminhou ao Legislativo Municipal cópia das manifestações dela e do Executivo Municipal. Obrigada a demitir os 4,3 mil contratados via convênios e substituí-los por concursados, o Município pediu autorização para admitir os substitutos, mas fora da folha de pagamento, isto para que a Prefeitura não exceda o limite de gastos com pessoal.

O motivo do envio das manifestações à Câmara, segundo os autos, é que o Legislativo Municipal tem a prerrogativa de fiscalizar e julgar atos do Município. O argumento é que a Câmara pode pedir informações ao prefeito Alcides Bernal (PP), convocar membros do Município ou instaurar investigações próprias.

No caso, a Justiça ainda não decidiu se vai aceitar ou não o pedido da Prefeitura, mas o Ministério Público já se manifestou dizendo que é “absurda” a solicitação e uma tentativa do Município de descumprir a ação. 

Embora esteja em vigor a ação determinando o rompimento, até agora a Prefeitura não demitiu ninguém, mas alega que vai cumprir as determinações dentro do prazo. Em nova manifestação, a Prefeitura de Campo Grande ressaltou que tem a intenção de cumprir as determinações, mas também deve levar em consideração o cumprimento da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Suposto envolvimento - Alguns vereadores indicaram pessoas para contratação em vagas previstas nos convênios da Prefeitura com as entidades. O MPE garante que apura o envolvimento dos parlamentares. Até agora, foram divulgados ofícios de três vereadores pedindo que pelo menos 15 concorressem a vagas. 

No caso do oficío encaminhado à Câmara, a Promotoria não faz menção aos ofícios dos vereadores, somente a responsabilidade do Legislativo em apurar ações do Executivo.

Nos siga no Google Notícias