ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

MPE pode pedir “afastamento” de Bernal antes de processo na Câmara

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 23/05/2013 15:48
Promotor Alexandre Saldanha pode processar Bernal por improbidade (Foto: Marcos Ermínio)
Promotor Alexandre Saldanha pode processar Bernal por improbidade (Foto: Marcos Ermínio)

Antes mesmo de um eventual processo de cassação contra o prefeito Alcides Bernal (PP) na Câmara de Campo Grande, o Ministério Público Estadual (MPE) poderá pedir que seja decretado judicialmente seu afastamento do cargo, através de uma Ação de Improbidade Administrativa.

A possibilidade foi exposta na tarde desta quinta-feira (23) pelo promotor Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha, da 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande, após receber relatório sobre remanejamentos orçamentários considerados ilegais das mãos da presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereadora Grazielle Machado.

Alexandre Capiberibe Saldanha informou que antes de qualquer providência judicial aguardará a “conclusão” do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que ontem recebeu o mesmo relatório e realiza uma devassas nos atos financeiros do prefeito da Capital. “Se for caso de irregularidades dos atos do prefeito, ensejando improbidade administrativa, o Ministério Público vai tomar as providências cabíveis, vai entrar com Ação de Improbidade Administrativa e pedido de afastamento do prefeito das suas funções”, afirmou ele.

De posse do relatório da Comissão da Câmara, o promotor vai pedir ao Departamento de Perícias do Ministério Público Estadual (DAEX) para analisar o documento. Se a “conclusão” do TCE sair primeiro, Saldanha avisou que vai utilizá-lo com base probatória para ingressar com a Ação de Improbidade Administrativa. Ao receber ontem o mesmo relatório, o presidente do TCE, conselheiro Cícero de Souza, disse que o resultado da Inspeção Extraordinária na Prefeitura de Campo Grande deve sair na primeira quinzena de junho.

Caso sejam comprovadas as irregularidades, além do afastamento, o representante do Ministério Público informa que a lei prevê outras medidas punitivas, como “inelegibilidade por oito anos, proibição de contratação com a administração pública e ressarcimento de valores caso fique constatado algum tipo de desvio, embora não tenhamos indício disso”.

Grazielle Machado reafirmou mais uma vez que a visita ao promotor foi realizada em razão de um ofício enviado por ele, pedindo cópia do relatório da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. “Não foi por vontade própria. O promotor mandou ofício para eu entregar o relatório”, afirmou a vereadora. “Se não o fizesse eu correria o risco de sofrer penalidade por omissão”, acrescentou.

Estiveram presentes na audiência com o promotor Alexandre Saldanha, além de Grazielle Machado, os vereadores Carla Stefanini (PMDB) e Flavio Cesar, que integram também a Comissão de Finanças e Orçamento. Flavio Cesar foi relator da oitiva com os secretários municipais Wanderley Ben Hur (Planejamento, Finanças e Controle) e Gustavo Freire (Receita e Governo) , que gerou a conclusão de ilegalidade nos “remanejamentos” orçamentários, os quais a prefeitura chama de “suplementações”.

Nos siga no Google Notícias