ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

MPE quer "investigações cuidadosas" antes de aprovar criação do PSD

Marco Antonio Brito | 10/09/2011 08:07

O Ministério Publico Eleitoral (MPE) quer o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) investigue, de forma "mais cuidadosa" e criteriosa, as denúncias de irregularidades no processo de coleta de assinaturas para a criação do PSD. O pedido ao Tribunal foi encaminhado ontem pelo MP junto com o parecer do Ministério sobre o caso.

No início deste mês, o PSD anunciou que havia conseguido registrar a legenda nas justiças eleitorias de dez estados, requisito básico para que o partido possa ser oficialmente criado. Os registros foram feitos no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás, Acre, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins, Paraná e Rondônia.

O PSD já havia dado entrada no pedido de registro nacional no dia 23 de agosto, quando também solicitou a utilização do número 55 para a legenda, porém, ainda não tinha à epoca os registros estaduais necessários. Agora, com a solicitação do MPE, a criação do partido deve demorar mais que o esperado para sair, apesar da pressa dos dirigentes do PSD, entre eles o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que fizeram o máximo para abreviar a tramitação do pedido de registro na Justiça Eleitoral.

O parecer - O parecer, assinado pela vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, lembra que o Ministério Público Eleitoral, de várias partes do País, recebeu denúncias de irregularidades na coleta de assinaturas e que a situação “demanda maior esclarecimento – inclusive em face da repercussão social e política envolvendo tais fatos e denúncias”. Por esse motivo, o MPE pede a conversão do processo em diligências, que devem ser sanadas pelo partido em dez dias.

Sandra Cureau também propõe uma medida alternativa, caso a relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, negue o pedido: a abertura de novo prazo para uma análise mais “meticulosa” do processo. A procuradora lembra que, enquanto o processo seguia para o MPE, vários documentos foram anexados aos autos para provar que o PSD conseguiu registros na Justiça Eleitoral de pelo menos dez estados, o mínimo exigido por lei.

“Tendo em vista a necessidade de análise meticulosa do extenso volume de documentos que instruem o processo – inclusive em face das impugnações formuladas ao pedido de registro, lastreadas em rumorosos fatos envolvendo supostas fraudes nas listas de apoiamentos, com ampla repercussão social na imprensa – e dada a juntada de mais documentos durante o período de vista ao Ministério Publico Eleitoral, requer-se a reabertura do prazo para oferecimento de manifestação”, diz trecho do parecer. (*Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias