ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

MPF vai investigar denúncias sobre corrupção em MS

Redação | 22/11/2010 19:58

O MPF (Ministério Público Federal) vai investigar denúncias sobre corrupção em Mato Grosso do Sul, a partir de um vídeo gravado e divulgado no You Tube, em que mostra o deputado estadual Ary Rigo (PSDB) falando sobre desvio de verba dos poderes. A informação foi feita pelo Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, durante o 11º Encontro Nacional da 6ªCâmara de Coordenação e Revisão do MPF, que acontece no Hotel Jandaia, em Campo Grande.

Ele contou que, há duas semanas, a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de MS) se reuniu com o MPF e pediu a atuação do órgão, juntamente com a PF (Polícia Federal), nas investigações dessas denúncias. Fora isso, o MPF do estado também encaminhou documentos ao órgão federal, referentes às denúncias de corrupção.

Gurgel explicou que o MPF está concluindo a fase de análise desses documentos e que a conclusão deverá ficar pronta em 15 dias. Depois disso, reunião vai ser feita para definir quais as iniciativas que o órgão federal vai tomar no caso.

O procurador frisou que o MPF irá apurar as denúncias, pois tem competência para isso, até mesmo pelo fato de checar se há a participação de autoridades dos poderes no esquema de corrupção e que porventura possam ter foro privilegiado.

Ele falou que não sabe quais serão as atitudes tomadas pelo MPF e reconheceu que teve acesso às informações de maneira muito superficial. No entanto, reiterou que o órgão federal vai atuar nas investigações, juntamente com a PF.

Sobre os trabalhos feitos pelo MPE (Ministério Público Estadual), Roberto Gurgel detalhou que, como pode haver a possibilidade de pessoas estarem sendo amparadas por foro privilegiado, se faz necessária a intervenção do órgão federal. Contudo, "o trabalho do MPE, até o momento, está adequado", explicando que recebeu a informação de que o MPE também estaria envolvido nas denúncias.

O MPF, de acordo com Gurgel, costuma ser muito rigoroso na hora de apurar as denúncias envolvendo outras instituições e, por isso, deve fazer uma investigação exemplar dessas denúncias. Se for necessário, até mesmo a CNMP (Corregedoria Nacional do Ministério Público) será acionada.

Nos siga no Google Notícias