ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

MS é 3º com maior regularização de eleitores, mas ainda faltam 97%

Zemil Rocha | 06/04/2013 12:53
Prazo para regularização de quem não votou nas últimas três eleições termina dia 25 (Foto: Arquivo)
Prazo para regularização de quem não votou nas últimas três eleições termina dia 25 (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado do país com maior percentual de pessoas que regularizaram sua situação por não terem votado e não justificado a ausência nas três últimas eleições. Até agora 652 pessoas, ou seja, 2,3% do total, efetuaram regularização nos cartórios eleitorais. O prazo vence daqui a 19 dias, em 25 de abril. O Estado com maior comparecimento é o Acre, 273 pessoas, equivalente a 3,1%.

Apesar de estar entre os Estados com maior procura por regularização, Mato Grosso do Sul ainda tem 97,7% dos eleitores faltosos precisando comparecer aos cartórios. Há no Estado 27.340 faltosos.

Em nível nacional, somente 1,5% dos 1.514.621 eleitores brasileiros que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições regularizaram sua situação junto à Justiça Eleitoral.

Além de perder o cadastro na Justiça Eleitoral, o eleitor com o título cancelado está sujeito a diversas sanções, como não pode obter carteira de identidade, passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter empréstimo em instituições financeiras governamentais.

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral portando documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.

Nos siga no Google Notícias