ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

MS e mais 13 estados terão Forças Armadas na segurança da eleição

Ricardo Campos Jr. | 29/09/2016 15:22

Mato Grosso do Sul está entre as 14 unidades federativas que receberão reforço militar para as Eleições 2016, que serão realizadas no próximo domingo (2). Em todo o país, as Forças Armadas vão enviar 25 mil homens no primeiro turno com o objetivo de garantir a segurança na votação e apuração.

Não há informações de quantos agentes devem vir ao Estado. Sabe-se que para a região Centro-Oeste, serão deslocados 2,3 mil militares.

Também terão reforço Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

A operação pode se repetir no segundo turno, caso haja nova solicitação e o custo estimado dela gira em torno de R$ 23 milhões, que serão pagos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O apoio logístico em 102 localidades de difícil acesso deve ajudar no transporte de material e pessoal, o que inclui as urnas eletrônicas e os funcionários dos tribunais eleitorais. Em outras 306 localidades, o objetivo dos militares será garantir a segurança e a tranquilidade na votação e apuração.

Ao todo, 1.243 viaturas, quatro veículos blindados, 89 embarcações e 26 aeronaves das três forças serão usadas.

A atuação das Forças Armadas nas eleições foi autorizada por um decreto do presidente Michel Temer publicado em 23 de agosto. O reforço foi confirmado pelo ministro da defesa, Raul Jungmann, em reunião com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes.

Nos siga no Google Notícias