ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Política

MS terá mais de 73 mil eleitores usando a biometria no domingo

Nyelder Rodrigues | 02/10/2012 22:14

Mais de 73 mil eleitores do Mato Grosso do Sul vão ser identificados através das digitais nas eleições municipais deste ano, estima o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

No Estado, 273 urnas biométricas serão distribuídas entre seis municípios, entre eles Sidrolândia, Camapuã, Ribas do Rio Pardo, Vicentina, Jateí e Fátima do Sul. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pretende até 2018 aplicar a tecnologia a todos os eleitores do país.

Segundo a Justiça Eleitoral, a biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Para isso, o eleitor terá de apresentar o título eleitoral e documento oficial com foto e, em seguida, colocar a digital no leitor, para depois ser autorizado a votar.

O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível. Dessa forma, é praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem digitais únicas.

Nos siga no Google Notícias