ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Municípios de MS de fronteira participam de seminário internacional

Helton Verão | 30/05/2014 16:12
Municípios de Bela Vista, Caracol, Ponta Porã e Porto Murtinho participaram do evento
Municípios de Bela Vista, Caracol, Ponta Porã e Porto Murtinho participaram do evento

Vários municípios de Mato Grosso do Sul participaram ontem e hoje (30) do Seminário Internacional de Regiões de Fronteira, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Com o tema ‘Desafios para a Cooperação Transfronteiriça’, o evento debateu o processo de integração da América do Sul, com ênfase no Mercosul. Enviaram representantes ao evento as cidades de Bela Vista, Caracol, Ponta Porã e Porto Murtinho.

Foram apresentadas iniciativas de cooperação e experiências no campo das políticas públicas de desenvolvimento regional, tais como: criação de consórcios públicos transfronteiriços e legislação específica para as regiões de fronteira.

“Participamos de palestras e oficinas com europeus, representantes de países vizinhos. Debatemos os vários aspectos da política e uma integração real dos povos, tanto culturalmente, quanto economicamente”, revela Reginaldo Almeida, coordenador especial de relações intergovernamentais e institucionais de Ponta Porã no seminário.

As atividades aconteceram no parque Tecnológico de Itaipu. “Precisamos avançar muito para que promova a integração entre nossos vizinhos. Não temos conhecimentos da cultura deles”, ressaltou Almeida.

Prefeitos dos 588 municípios que integram a faixa de fronteira do Brasil, integrantes do Governo Federal e cidades fronteiriças dos países da América do Sul, além de organizações internacionais, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, lideranças políticas e representantes de instituições públicas e privadas.

Nos siga no Google Notícias