ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Na Assembleia, mudança no ICMS Ecológico tem apoio de aliados e oposição

Aline dos Santos e Fabiano Arruda | 14/09/2011 12:15

Sugestão é incluir aterro sanitário como um dos critérios de distribuição

Para líder do governo, mudança será alavanca para municípios acabar com lixões. (Foto: João Garrigó)
Para líder do governo, mudança será alavanca para municípios acabar com lixões. (Foto: João Garrigó)

Proposta pelo governador André Puccinelli (PMDB), a mudança no rateio do ICMS Ecológico (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) une base aliada e oposição na Assembleia Legislativa.

A sugestão é incluir aterro sanitário com um dos critérios que credencia os municípios a receber os recursos, destinados atualmente às prefeituras que investem em conservação do meio ambiente e áreas indígenas. As cidades brasileiras têm prazo até 2014 para acabar com os lixões.

“Isso pode servir como alavanca para os municípios, que precisam acabar com os lixões. Acho importante e viável que o ICMS Ecológico não fique só na preservação das APAs [Área de Proteção Ambiental]”, afirma o deputado estadual e líder do governo, Júnior Mochi (PMDB). Ele lembra que o governador pode encaminhar um projeto à Assembleia Legislativa ou fazer alteração por decreto.

“Concordo plenamente. Os maiores problemas ambientais são decorrentes dos lixões. Em Campo Grande, é um problema à saúde dos trabalhadores. No interior, também têm denúncias de lixões que causam problemas ambientais “, salienta Pedro Kemp (PT), que faz parte da oposição.

Para o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), é uma oportunidade de incentiva a construção de aterro sanitário. “Os municípios vão ter dificuldade financeira por conta do prazo”, avalia.

A ampliação do critério de distribuição do ICMS Ecológico foi sugerida ontem pelo governador, durante a abertura da 1ª Audiência Pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias