ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Na Câmara, maioria desconhece “habilidade política” de Pedro Chaves

Zemil Rocha e Kleber Clajus | 05/11/2013 14:24
Rose acha que Bernal demorou demais e que um secretário não o salvará (Foto: Cleber Gellio)
Rose acha que Bernal demorou demais e que um secretário não o salvará (Foto: Cleber Gellio)

A maioria dos vereadores ouvidos hoje pelo Campo Grande News desconhecem o poder de articulação política do novo secretário municipal de Governo, Pedro Chaves (PSC), escolhido ontem à noite pelo prefeito Alcides Bernal (PP). Eles elogiam Chaves, que é primeiro-suplente do senador Delcídio do Amaral (PT), como educador e empresário, mas nada sabem sobre seu currículo em se tratando de engenharia política.

O vereador Deley Pinheiro (PSD) disse que não conhece as habillidades de Pedro Chaves como articulador político. “Acho que até mesmo quem o indicou não conhece”, afirmou.

Paulo Siufi (PMDB) considera que Bernal teria mais chance de buscar atrair mais apoio de outras forças políticas caso tivesse optado pelo presidente regional do PPS, ex-vereador Athayde Nery. “Acho que o Athayde tinha mais condições”, opinou. Quanto a Chaves, segundo Siufi, é preciso aguardar e ver como se comporta.

Para a vereadora Rose Modesto (PSDB), que chegou a integrar a base de Bernal no começo do ano, mesmo que Chaves tivesse habilidade política dificilmente terá condições de reverter a crise política desfavorável ao prefeito. Ela considera que o prefeito “deixou a corda esticar demais” e que agora é tarde. “E não vai ser um secretário que vai mudar alguma coisa. O prefeito demorou demais. Tem seqüelas entre os partidos”, argumentou.

Carla Stephani (PMDB) respeita a decisão do chefe do Executivo, mas tem conhecimento restrito das competências de Pedro Chaves. “É um grande educador e espero que também um grande articulador”, declarou a peeemedebista.

Ex-aliado de Bernal, o vereador Valdecy Chocolate confessou que não conhece Pedro Chaves, mas afirmou que respeita a decisão do prefeito. Já Paulo Pedra (PDT) preferiu não se manifestar sobre a escolha.

Presidente municipal do PP e integrante de base de apoio a Bernal, o vereador Derly dos Reis, o Cazuza, entende que Pedro Chaves vem para “contribuir” e que é uma liderança “respeitada no meio empresarial e político e com trânsito em todos os poderes”. Observou, porém, que seu sucesso dependerá de ter “autonomia” para promover as articulações políticas necessárias.

Nos siga no Google Notícias