ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Na Capital, Delcídio discute projeto para repatriar bens

Redação | 14/05/2009 08:05

O senador Delcídio Amaral (PT) participa de reunião com empresários nesta quinta-feira, às 18h30. Na Associação Comercial de Campo Grande, o senador vai debater um projeto de lei, que tramita no Congresso Nacional, sobre a repatriação dos recursos.

A proposta, de autoria de Delcídio, prevê a concessão de incentivos fiscais para regularização de ativos não declarados no exterior e também para a atualização do valor de bens declarados no passado. O projeto possibilita, ainda, a abertura no Brasil de conta corrente em dólar. Estudos do governo apontam que o projeto pode reintroduzir até US$ 70 bilhões na economia brasileira.

"Tenho debatido o projeto em vários estados do país. Recentemente estive em São Paulo, discutindo com empresários paulistas. Agora vamos fazê-lo em Campo Grande", explicou o senador. Um dos objetivos da proposta é remover obstáculos decorrentes de planos fracassados de estabilização monetária.

Segundo Delcídio, o longo período inflacionário vivido pelo país também induziu poupadores e investidores a buscar proteção contra a perda de valor da moeda nacional por meio de remessas ao exterior.

Benefícios - A proposta prevê que os brasileiros que tiverem bens ou direitos no exterior e quiserem repatriá-los deverão pagar apenas 8% de Imposto de Renda. Se optarem por aplicar os recursos em cotas de fundos de investimento dedicados ao financiamento de projetos de infra-estrutura, a alíquota cairá para 4%.

No caso das pessoas jurídicas que possuírem bens no exterior, mas cuja existência nunca foi declarada à Receita Federal, a proposta prevê o pagamento de 10% de IR e de 8% de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Nos siga no Google Notícias