ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Na tribuna da Assembleia, diretor da Fetems explica cancelamento de protesto

Aline dos Santos e Fabiano Arruda | 18/10/2012 11:36
Roberto Botareli justificou que cancelamento foi para não atrapalhar conquistas. (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Roberto Botareli justificou que cancelamento foi para não atrapalhar conquistas. (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

“Nenhum governo quer ver 20 mil pessoas fazendo protesto contra ele”. A afirmação é do presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Magno Botareli César, que foi nesta quinta-feira à Assembleia Legislativa explicar o cancelamento do protesto marcado para hoje e pedir apoio na aprovação de projetos que serão enviados pelo governo.

Ele afirmou que a Fetems não é eleitoreira. Contudo, admitiu que o momento eleitoral, com a disputa do segundo turno em Campo Grande, pesou para um acordo em que o governo estadual aceitou 100% das reivindicações dos professores, algumas feitas há 20 anos. Ele justificou que o cancelamento do protesto foi para não atrapalhar as conquistas. Conforme Roberto, o governo procurou a Fetems no dia 10, que apresentou a pauta de pedidos no dia 15.

Até o fim do mês, três projetos vão chegar à Assembleia para  implantação de 1/3 de hora-atividade, progressão de carreira e unificação dos administrativos com os professores. Ele recebeu do presidente da Casa de Leis, Jerson Domingos (PMDB), garantia de celeridade na tramitação das propostas.

Acordo – A hora-atividade será implantada até 2014 em toda a rede estadual. “Com isso, os professores vão deixar de preparar aula e corrigir prova no horário de folga”, afirmou o presidente da Fetems. O governo também vai encaminhar ao STF (Supremo Tribunal Federal) um manifesto de desinteresse pela Adin (Ação Direta de Constitucionalidade) que questionava a o mecanismo de reajuste do piso salarial do magistério.

Nos siga no Google Notícias