ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Não posso pensar em reajuste salarial de servidor no momento, diz Bernal

Antonio Marques | 08/01/2016 12:47
O prefeito Alcides Bernal disse que não tem condições de conceder reajuste aos servidores no momento (Foto: Marcos Ermínio)
O prefeito Alcides Bernal disse que não tem condições de conceder reajuste aos servidores no momento (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) declarou não ter condições de dar reajuste aos servidores municipais no momento, mas disse trabalhar para reveter a situação. Ele coloca a culpa no seu antecessor, o prefeito afastado Gilmar Olarte, que teria destruído o planejamento de aumento ao funcionalismo por ter deixado o município com o cofre vazio e a prefeitura deficitária.

“Uma coisa é você querer. Eu gostaria muito, mas outra coisa é poder, ter condições”, destacou o prefeito ao final do evento sobre o balanço das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no auditório do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande). Bernal admitiu ser uma tema que o preocupa, mas que diante do momento financeiro do município não pode pensar em reajuste.

Bernal não deixou de lembrar que ao sair da prefeitura, o município tinha R$ 696 milhões de recursos vinculados e não vinculados e “o tesouro municipal suportava os reajustes e estava planejado e eu tinha feito economia para custear esses aumentos.” Segundo ele, seu sucessor acabou com o planejamento. “Tudo foi destruído pelo impostor Olarte e aqueles que o acompanhavam. Nós encontramos o cofre furado e uma cidade praticamente abandonada”, lamentou.

Para o prefeito, hoje, depois de quatros meses, ele considera ter superado “grandes dificuldades” e está trabalhando para resolver a questão do reajuste dos servidores. Bernal não quis adiantar nada sobre a possibilidade de aumento ao funcionalismo sem o aval da equipe técnica da secretária de Finanças.

Educação - Sobre os professores, que realizaram greve em 2015 cobrando o reajuste do piso salarial, ele disse que está dialogando com a categoria e que no próximo dia 27 haverá uma reunião com a equipe de finanças e administração com a direção da ACP (Sindicato Campograndense dos Profissionais em Educação) para negociação.

Outro impedimento à possibilidade de qualquer aumento ao funcionalismo municipal seria fato de o índice de comprometimento da receita com a folha de pagamento, que ainda estaria além do que é recomendado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, cujo limite prudencial é de 51,3% da receita corrente líquida da Capital. O prefeito não soube dizer exatamente o valor, mas garantiu que já estaria mais baixo que os 54% atingidos na gestão de seu antecessor.

Nos siga no Google Notícias