ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Nelsinho baixa pacote de cortes para entregar caixa em dia

Paula Vitorino | 09/11/2012 09:14
Prefeito participou de reunião para tratar sobre dificuldade das prefeituras para fechar caixa. (Foto: Helton Verão)
Prefeito participou de reunião para tratar sobre dificuldade das prefeituras para fechar caixa. (Foto: Helton Verão)

O prefeito Nelson Trad Filho publicou hoje no Diário Oficial do Município um pacote de medidas “de manutenção do equilíbrio das contas públicas e de encerramento do exercício”, com validade até 31 de dezembro.

O corte nas despesas é justificado pela redução de repasse de verbas federais e a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que o prefeito em exercício entregue o mandato com as contas em dia, sob pena de ser considerado “ficha suja” para a próxima eleição.

De acordo com o pacote, as secretarias e entidades ligadas à Prefeitura ficam vedadas de realizar diversos eventos e serviços.

Eventos culturais, esportivos e de comemoração só podem ser realizados em casos extraordinários, submetidos a autorização do prefeito.

Expedição de ordem de serviço para obras ou compra de equipamentos fica vetada. Diárias para viagens só serão autorizadas até 30 de novembro e desde que haja fonte de recursos específicos.

As despesas com recursos já concedidos poderão ser realizadas até o dia 5 de dezembro, devendo a prestação de contas ser apresentada até o dia 10.

O decreto tem o objetivo de permitir o fechamento das despesas com pessoal, os gastos contratados nos dois últimos quadrimestres, a dívida consolidada e atender a aplicação dos percentuais mínimos previstos no art. 212 da Constituição Federal e art. 7º da Lei Complementar (nacional) n. 141, de 13 de janeiro de 2012.

A dificuldade para fechar as contas neste fim de mandato é encontrada por praticamente todos os prefeitos do Estado. Como protesto a diminuição de repasse federal, 68 prefeituras chegaram a "fechar" as portas na quarta-feira e participaram de reunião.

Nos siga no Google Notícias