ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Nelsinho reabre diálogo para obter apoio do DEM e PSDB ao Governo

Edivaldo Bitencourt | 11/02/2014 09:32
Nelsinho reabre diálogo com aliados antigos do PMDB, como o PSDB e DEM (Foto: Arquivo)
Nelsinho reabre diálogo com aliados antigos do PMDB, como o PSDB e DEM (Foto: Arquivo)

Pré-candidato a governador pelo PMDB, o secretário estadual de Articulação com os Municípios, Nelson Trad Filho, retomou, na tarde de ontem, o diálogo para negociar o apoio do PSDB e do DEM.

Durante o encontro de aproximadamente duas horas com as cúpulas dos dois partidos, ele conseguiu reabrir as conversas com o PSDB, que foi um tradicional aliado do PMDB e estava afastado desde as eleições de 2012. Os tucanos também estudam formar chapa com o candidato a governador do PT, Delcídio do Amaral.

Este foi o primeiro encontro entre o peemedebista e os dirigentes do PSDB, o deputado federal Reinaldo Azambuja e do presidente regional, deputado estadual Márcio Monteiro. Também participaram do encontro os dirigentes do DEM, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta e o deputado estadual Zé Teixeira.

“Estabelecemos um canal de diálogo”, contou Nelsinho, na manhã de hoje. Ele destacou que as negociações seguem, mas que vão depender das conjunturas nacionais.

A decisão mais importante que deverá balançar o cenário estadual será a decisão do governador André Puccinelli (PMDB), que pode disputar o Senado. “Toda a classe política está na expectativa da decisão do André”, admitiu Nelsinho. “Até a oposição está na expectativa”, frisou.

O governador tem dito que não disputará as eleições, mas sofre pressão interna do PMDB para concorrer a única vaga de senador neste ano.

Aliança – Ao negociar para retomar a antiga parceria com o PSDB, Nelsinho Trad pode causar um grande desfalque na candidatura do principal adversário. Delcídio pretende formar chapa com Reinaldo, que disputaria o Senado.

No entanto, a aliança do PT e do PSDB esbarra nas orientações nacionais dos dois partidos, que são adversários na disputa pelo Palácio do Planalto. O PT aposta na reeleição da presidente Dilma Rousseff, enquanto os tucanos vão lançar o senador mineiro Aécio Neves.

Esta ingerência nacional pode interferir em Mato Grosso do Sul e separar os tucanos e petistas.

Além desse cenário, Nelsinho Trad tem esperanças de reconquistar os tucanos e os democratas, que já o apoiaram nas duas eleições para prefeito de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias