ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Nelson Cintra é cassado pela 3ª vez em Porto Murtinho

Redação | 02/04/2009 07:38

Reeleito no ano passado em Porto Murtinho, o prefeito Nelson Cintra (PSDB) teve o mandato cassado por crime eleitoral. A decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) atinge também a vice-prefeita Rosângela Baptista (PMDB) e é referente a denúncia de transporte ilegal de eleitores.

Os dois não devem deixar o cargo enquanto não houver julgamento do recurso impetrado pela defesa.

O prefeito é acusado de fretar ônibus para transportar eleitores de Campo Grande a Porto Murtinho. Pelo crime, ele e a vice terão de pagar multa de R$ 31,9 mil.

Pelo mesmo motivo o ex-secretário de Turismo e Meio Ambiente de Porto Murtinho, Deodival Joyci Quil, foi preso em fevereiro deste ano após prestar depoimento em processo que investiga o crime, acusado de falso testemunho, mas foi libertado semanas depois.

Cheques assinados pelo ex-secretário foram anexados como prova, mas durante o depoimento dele, Deodival se negou a responder perguntas feitas pelo juiz e acabou preso.

Já é a terceira sentença de cassação de Cintra. O prefeito também já havia tido liminarmente o registro de candidatura cassado pelo juiz substituto Caio Márcio de Brito, de Murtinho, que levou em conta as provas apresentadas pela coligação adversária encabeçada por Heitor Miranda (PT). O petista perdeu a disputa no ano passado por 12 votos.

No entanto, o TRE entendeu que não cabia concessão de tutela antecipada em processo eleitoral e ainda argumentou que ao prefeito não havia sido dada a oportunidade ao amplo direito de defesa por Brito.

No dia 16 de fevereiro, o juiz eleitoral de Porto Murtinho, Giuliano Máximo Martins, também decidiu pela cassação, desta vez depois da diplomação de Cintra e da vice. Mas a decisão foi derrubada em seguida.

Cintra também já foi condenado a pagar multa de R$ 10 por ter usado servidores públicos para promoção pessoal como prefeito e produzido boletim de divulgação das ações com o mesmo objetivo. Ele também recorreu.

Nos siga no Google Notícias