ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Nem tudo está perdido, avalia deputado petista sobre mandato de Dilma

Processo segue para o Senado, onde, diz deputado, composição é melhor

Mayara Bueno | 18/04/2016 11:43
Ex-governador do Estado, o deputado federal Zeca do PT na votação de ontem. Ele foi contra afastamento. (Foto: Reprodução)
Ex-governador do Estado, o deputado federal Zeca do PT na votação de ontem. Ele foi contra afastamento. (Foto: Reprodução)

Nem tudo está perdido, concluiu o ex-governador do Estado e deputado federal Zeca do PT, horas depois da aprovação do processo de impeachment contra Dilma Rousseff (PT). O parlamentar aposta em um cenário “relativamente melhor” no Senado, casa legislativa para onde segue o relatório, que será analisado e julgado pelos senadores.

Na Câmara dos Deputados, os parlamentares encerraram a votação por volta das 23 horas de Mato Grosso do Sul, com o placar de 367 votos a favor do impeachment e 137 contrários. Da bancada sul-mato-grossense, composta de oito deputados, apenas três disseram ‘não’ ao afastamento da presidente.

Zeca atribui a aprovação à composição da Câmara “fortemente conservadora e reacionária” com a “absoluta” falta de articulação do governo. “Mas não está tudo perdido. Conversei com alguns senadores e lá existe uma composição relativamente melhor”, afirmou o ex-governador, que já tem pelo menos duas reuniões marcadas; uma com a bancada do PT, hoje, e outra com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (19), para avaliar os direcionamentos a partir de agora.

Para Zeca, não há crime de responsabilidade no processo de destituição e que a votação de domingo foi muito mais política do que técnica. “Votaram contra o PT. Não há argumentos concretos, não tem crime contra Dilma”, disse.

Conclui comentando os discursos dos deputados federais que, ontem, mencionaram Deus e família para dizerem ‘sim’ ao impedimento. “Falaram em homenagem a vovozinha ou bisavó que morreu há 50 anos. Foi um julgamento político aproveitando o enorme desgaste”.

No Senado - O afastamento temporário ou arquivamento do processo deve ocorrer entre 10 e 11 de maio. A tramitação por lá começará de fato quando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), enviar ao Senado o resultado da votação, que deve ocorrer ainda nesta segunda. No dia seguinte, os senadores deverão definir e compor uma comissão específica para o assunto.

Por votação de maioria simples, ou seja, a metade mais um, o colegiado decidirá se aceita o processo ou arquiva. Em caso positivo, a presidente será afastada por 180 dias e Michel Temer (PMDB), vice-presidente, assume, enquanto os parlamentares colhem possíveis documentos e provas contra a denúncia e Dilma se defende.

Encerrada a apuração, o plenário vota sim ou não. Com maioria favorável, a presidente é destituída definitivamente; com maioria contrária, Dilma reassume o cargo. O julgamento no Senado acontecerá com o presidente do STF.

Ex-PT e líder do governo Dilma, o senador Delcídio do Amaral (sem partido) já declarou que vota sim. O presidente regional do partido, Antonio Carlos Biffi, foi procurado pelo Campo Grande News, mas não atendeu as ligações.

Nos siga no Google Notícias