ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

No dia da Conscientização Cardiopatia Congênita, deputado realiza campanha na AL

Helton Verão | 12/06/2014 14:30
Deputados e todo prédio da Assembleia receberam botons em azul e vermelho para celebrar o dia
Deputados e todo prédio da Assembleia receberam botons em azul e vermelho para celebrar o dia

Hoje, 12 de junho, é celebrado em Mato Grosso do Sul o dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita. O criador da lei, o deputado Márcio Fernandes, realizou ação hoje durante a sessão da Assembleia Legislativa e em todo prédio do legislativo estadual.

Foram distribuídos botons em azul e vermelho, símbolo da campanha.

A cardiopatia congênita é a anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação quando se forma o coração do bebê. Uma a cada 100 crianças nascidas vivas tem algum defeito no coração, porém em algumas crianças isto só é descoberto anos mais tarde.

A lei criada por Fernandes, estabelece que todos os recém-nascidos devem ser submetidos ao exame dentro da sala de parto. O Estado arcará com os custos do exame de oximetria de pulso.

Mato Grosso do Sul, alias o primeiro estado a criar a lei estadual.

“É simples, barato e que toda maternidade deve oferecer o exame. Se descoberto, aumenta a chance de uma vida saudável em até 99%”, comenta o deputado.

O aparelho que realiza o exame do “coraçãozinho” tem um custo estimado de R$ 800, baixo se pensar em estrutura hospitalar.

A representação da Assistência à Criança Cardiopata, Pequenos Corações, deixa a disposição um telefone de contato para dúvidas e esclarecimentos sobre a cardiopatia congênita, (67) 9929-4962.

Nos siga no Google Notícias