ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

No feriado, prefeito reúne secretariado para discutir como anda administração

Em 1 ano e 8 meses de gestão, o chefe do Executivo municipal descarta troca de secretários para 2019

Mayara Bueno | 02/11/2018 11:39
Prefeito Marquinhos Trad (PSD), (no fundo da foto, à esquerda), durante reunião com a equipe da Educação. (Foto: Mayara Bueno).
Prefeito Marquinhos Trad (PSD), (no fundo da foto, à esquerda), durante reunião com a equipe da Educação. (Foto: Mayara Bueno).

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), chamou o secretariado para discutir o cumprimento de metas em 1 ano e 8 meses da atual administração. O encontro começou por volta das 8 horas desta sexta-feira (dia 2) e deve terminar no fim do dia.

Uma das primeiras pastas em discussão foi a secretaria de Educação do município. A equipe, liderada pela secretária Elza Fernandes Ortelhado, apontou o que foi cumprido até agora e o que ainda precisa ser executado. Tais metas são as promessas feitas pelo atual prefeito durante a campanha.

Segundo o chefe do Executivo municipal, nesta pasta, tudo que foi listado no plano foi cumprido ou está em andamento. É o exemplo da eleição direta para diretor e diretor-adjunto das escolas municipais, cuja votação será em novembro. No Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) de quinta-feira (dia 1º), estão listados os candidatos do pleito e também os membros das comissões eleitorais.

Marquinhos cita, ainda, a diminuição do déficit de vagas nos Ceinfs (Centro de Educação Infantil), que, em março de 2017, era de 14.986 e, desde que assumiu, 6.107 foram criadas.
Apesar de este ano os uniformes escolares não terem chegado todos no primeiro dia de aula, a promessa é que em 2019, tanto as roupas, quanto os kits, sejam entregues em dia.

De acordo com o prefeito, os uniformes estavam no estoque desde o começo do ano, porém, há dificuldade em entregar todas as peças nas 99 escolas e 101 Ceinfs. Merenda escolar também está com a licitação em andamento.

Ainda na educação, a promessa de campanha foi “reforma de escolas de campo”. Na Escola Municipal Rio Branco, foram construídas duas salas destinadas a atender crianças da educação infantil em sistema integral.

Há, também, a previsão de abertura do primeiro Ceinf no distrito de Anhanduí. A expectativa é que o local seja aberto em fevereiro de 2019 e disponibilidade de 130 a 150 vagas.

Sobre saúde, o prefeito disse que, quando assumiu, o estoque de remédios estava quase esgotado e, hoje, está 88% completa. Há alguns meses, estava em 92% e, de acordo com o prefeito, baixou 4% porque as farmácias dos postos de saúde têm remédios que já não se encontram nas farmácias da rede particular.

Sem mudanças - Ainda passarão pelo gabinete do prefeito ao longo do feriado os secretários de Saúde, Marcelo Vilela, de Cultura, Nilde Brum, de Segurança, Valério Azambuja, além de outros titulares das principais pastas. 

O mesmo vai ocorrer às suas pastas, com exposição das metas cumpridas, o motivo do não cumprimento e o que falta para execução. Quase no fim do segundo ano de mandato, o prefeito afirma que não fará, por enquanto, nenhuma mudança de secretariado para 2019.

Nos siga no Google Notícias