ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

No interior, Copa do Mundo muda horários de funcionamento das Câmaras

Bruno Chaves | 06/07/2014 16:28
No interior, Copa do Mundo muda horários de funcionamento das Câmaras

Depois do caso de dois vereadores de Antônio João que faltaram sessões da Câmara Municipal para acompanhar o jogo entre França e Nigéria repercutir em Mato Grosso do Sul, o Campo Grande News conversou com vereadores para saber do efeito da Copa nos trabalhos do Legislativo. Os parlamentares garantem que fizeram adaptações no expediente para evitar prejuízos.

Em entrevista anterior à reportagem, o presidente da Câmara do município distante a 279 quilômetros da Capital, KamilHazime (PP), revelou que no dia em que Marcelo Oliveira (PMDB), 31 anos, e Thiego Holosbach (DEM), 27, estavam em Brasília vendo a França e a Nigéria jogarem futebol, o Legislativo de Antônio João não teve quórum. Apenas Kamil e outro colega ocuparam o plenário. O impacto da da falta dos vereadores foi ainda maior porque Marcelo e Thiego protagonizaram cenas inusitadas com uma mulher seminua.

Entretanto, a situação em cidades como Paranaíba, Bodoquena, Dourados e Três Lagoas foi diferente. Presidente da Casa de Leis de Dourados, Idenor Machado (DEM), revelou que o expediente no local é das 7h às 13h e na última segunda-feira (30) a sessão foi transferida para não afetar o desempenho da Câmara.

Em Três Lagoas, de acordo com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, o expediente funciona das 7h às 13h para uns e das 11h às 17h para outros. Em dias de jogos do Brasil a tarde, funcionários do período vespertino cumpriram horário durante a manhã. Já na segunda-feira em que o jogo do Brasil foi ao meio-dia, decreto votado em plenário adiantou a sessão para às 9h, com a intenção de não prejudicar o desempenho do serviço.

Em Bodoquena, conforme o vereador Arsênio Martins (PT), o expediene é cumprido das 7h30 às 12h. "Aqui em Bodoquena não atrapalhou", disse. Na última segunda-feira, os trabalharam foram encerrados com 30 minutos de antecedência e a sessão teve início às 9h.

Em Paranaíba, onde o Legislativo funciona entre 7h30 e 11h30, as sessões foram normais, informou a vereadora Maria da Graça (PDT). "A tarde a Câmara nao abre. Por isso os jogos não atrapalharam em nada. Quando tivemos uma sessão na terça-feira de jogo, ela foi transferida para às 9h da manhã do outro dia", disse.

Nos siga no Google Notícias