ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Notificação do Gaeco cancela votação de parcelamento do ITBI

Kleber Clajus | 22/04/2014 13:22
Projeto foi retirado da pauta e pode retornar na sessão de quinta-feira (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)
Projeto foi retirado da pauta e pode retornar na sessão de quinta-feira (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)

A notificação de três vereadores pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), nesta terça-feira (22), cancelou a votação do projeto que permite o parcelamento em até seis vezes do ITBI (Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis). O projeto foi retirado de pauta e, com isso, a sessão foi encerrada.

“O Otávio Trad (PT do B), que também é autor, ia defender o projeto, mas como foi receber a notificação do Gaeco deixamos para quinta-feira (24). Já temos a maioria dos votos”, justificou Ademir Vieira, o Coringa (PSD).

Além de Trad, também foram notificados os vereadores Flávio César e Eduardo Romero. O documento, entregue por agentes do Gaeco, foi recebido por assessores e prevê depoimento dos parlamentares para sexta-feira (25). Contudo, eles pretendem negociar outra data.

Durante a manhã, o Gaeco também esteve na Assembleia Legislativa para notificar o ex-assessor do ex-deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB), Ismael Fautino. A equipe foi informada que com a saída de Rinaldo, que é suplente de Carlos Marun (PMDB), seus assessores deixaram de fazer parte do quadro de funcionários.

Já na prefeitura, o Gaeco entregou hoje notificação ao secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Rodrigo Pimentel, assim como havia realizado com o prefeito Gilmar Olarte (PP) no dia 11 de abril. A investigação ocorre em sigilo.

ITBI – O parcelamento do ITBI oferece ao cidadão a possibilidade de pagar o imposto em até seis vezes. Ele corresponde a 2% do imóvel adquirido e também permite que os cartórios liberem a escrituração da propriedade para quem optar pelo mecanismo.

Também está previsto no projeto que a primeira parcela seja paga no prazo de 30 dias e que esta não seja inferior a R$ 100. O não pagamento do imposto concederá ao município o direito de inscrever o contribuinte na dívida ativa.

“Muita gente hoje tem contrato de compra e venda. Com a possibilidade de parcelar o ITBI será possível escriturar o terreno já no pagamento da primeira parcela”, comentou Coringa.

Nos siga no Google Notícias