ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

Nova ação contra Bernal afirma que prefeito deu "pedaladas fiscais"

Nyelder Rodrigues | 28/07/2016 22:51
Prefeito Alcides Bernal é alvo de pedido de impeachment ou abertura de CPI outra vez (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Prefeito Alcides Bernal é alvo de pedido de impeachment ou abertura de CPI outra vez (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

Os mesmos motivos que afastaram a presidente Dilma Rousseff (PT) do Executivo podem afastar novamente o prefeito de Campo Grande. Pelo menos é o que indica novo pedido de impeachment contra Alcides Bernal (PP), protocolado nesta quinta-feira (28) na Câmara Municipal, afirmando que ele deu "pedaladas fiscais".

O documento diz que as pedaladas foram dadas quando quotas patronais relativas aos convênios com a Seleta e a Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) não foram pagas pela prefeitura, gerando então enriquecimento ilícito por parte da prefeitura por meio de fraude ou "maquiagem" do orçamento da Capital.

Os serviços da Seleta e Omep são oferecidos em Campo Grande, por meio de convênio com a prefeitura, e aprovado pela Câmara, desde 1997. "Foram praticadas graves e intencionais violaçõe à Lei de Responsabilidade Fiscal com o objetivo de expandir gastos públicos, sem sustentação orçamentário financeira", explica o pedido.

Além disso, o documento aponta que as irregularidades foram cometidas durante ano eleitoral, indicando uma incidência em condutas que a Lei em questão foi criada, justamente, para combater.

Ao final, o requerimento entre à Câmara pede que seja instaurado processo de impeachment ou seja aberta investigação preliminar - como uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) - contra Bernal. Outro pedido se refere à intimação para que a prefeitura apresente em 15 dias os contratos com a Omep e a Seleta, e os demonstrativos de pagamento e recolhimento.

A reportagem tentou contato com o presidente da Câmara Municipal, o vereador João Rocha (PSDB), para obter uma posição inicial sobre o documento. Entretanto, até o fechamento da matéria, não obteve êxito no contato.

Nos siga no Google Notícias