ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Novo chefe do MPE promete parecer sobre 'Coffee Break' ainda este mês

Já a 'Lama Asfáltica', que bloqueou cerca de R$ 300 milhões em bens dos envolvidos, vai demorar mais

Nyelder Rodrigues e Michel Faustino | 06/05/2016 21:12
Novo Procurador-Geral de Justiça, Paulo dos Passos promete empenho para combater a corrupção (Foto: Alcides Neto)
Novo Procurador-Geral de Justiça, Paulo dos Passos promete empenho para combater a corrupção (Foto: Alcides Neto)

O novo procurador-geral do MPE (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), Paulo Cezar dos Passos, afirmou nesta sexta-feira (6) que ainda neste mês ele irá dar um encaminhamento à operação Coffee Break, cujo inquérito já foi concluído pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e aguarda parecer da PGJ (Procuradoria Geral de Justiça).

Passos foi empossado em cerimônia realizada nesta noite, no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), diante de diversas autoridades, entre elas desembargadores e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O inquérito foi apresentado à procuradoria no início de dezembro do ano passado, pedindo o indiciamento de oito vereadores da Capital.

"Até o fim do mês daremos um encaminhamento a essa questão relativo às investigações da operação". A Coffee Break investigou se durante a cassação do prefeito Alcides Bernal (PP) - março de 2014 - houve a compra de votos de parlamentares da Câmara Municipal. Segundo o relatório, as apurações realizadas constaram ilegalidades no processo.

Lama asfáltica - Já a questão apurada na Operação Lama Asfáltica é tida como mais complexa pelo novo procurador-geral. "Vai demorar mais um pouco", frisa Passos, que acrescenta que, até então, as ações do MPE nessa investigação já rendeu 60 inquéritos, cinco ações penais e cerca de R$ 300 milhões em bens de investigados bloqueados através de pedidos feitos à Justiça.

As investigações da Operação Lama Asfáltica foram desencadeada após abertura de inquérito pela PF (Polícia Federal), que apurou o superfaturamento em obras no Estado. Após atuação da PF e MPF (Ministério Público Federal), o MPE criou paralelamente uma força tarefa para investigar a situação em Mato Grosso do Sul.

Discursos - "Espero conduzir todas essas ações da maneira mais eficiente possível, dando a resposta a esse clamor da sociedade por melhorias e justiça no país. Essas questão envolvedo corrupção não ficarão impunes", garantiu Paulo dos Passos durante a posse, acrescentando que a atuação do órgão será rigorosa neste sentido, buscando também a modernização e aproximação com a sociedade.

Já o antecessor de Paulo, Humberto de Matos Brittes, agradeceu ao apoio obtido pelos servidores do MPE que se dedicação em prestar bons serviços durante os quatro anos em que ele esteve à frente da entidade. "Conseguimos fazer melhorias como viabilizar áreas para construir sedes em cidades como Corumbá e Aparecida do Taboado. Também atingimos o topo em transparência", relata.

Nos siga no Google Notícias