ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Novo CPC deve ser votado ainda em 2014, celebra deputado

Ludyney Moura | 27/11/2014 19:40

O relator do novo CPC (Código de Processo Civil), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) apresentou hoje (27) suas conclusões sobre as emendas dos deputados. O parlamentar incluiu apenas algumas mudanças de redação proposta pelos deputados.

"Não é todo dia que o poder legislativo federal vota um código, não é todo dia que se vota um Código de Processo Civil, a última vez foi em 1973. Vossa Excelência liderou na Casa e conseguiu conduzir a aprovação unânime do projeto. Faço apelo para o senador Vital do Rêgo apresse a votação para que esta legislatura tenha o privilégio de entrar na história", disse o deputado federal Fábio Trad (PMDB).

O parlamentar sul-mato-grossense tem sido um dos principais defensores do novo Código. Nesta quinta-feira, Vital do Rêgo afirmou que a aprovação da matéria deverá ocorrer ainda em 2014, alterando a redação feita ainda no regime ditatorial.

"Hoje trabalhamos no parto, na gestação do primeiro CPC nascido num regime efetivamente democrático. O Congresso é a maternidade, o útero do diploma que poderá ser conhecido como CPC Cidadão", disse o senador.

Para o relator, os principais diferencias do novo CPC são o o respeito aos precedentes, reduzindo a imprevisibilidade jurídica, e a possibilidade de mais celeridade processual, especialmente com incidente de demandas repetitivas.

O peemedebista também ressaltou os dispositivos como previsão de honorários de sucumbência para advogados públicos, suspensão de prazos processo de 20 de dezembro a 20 de janeiro, estímulo às autocomposições, previsão expressa da tutela antecipada satisfativa, cooperação das partes no saneamento do processo, limitação da remessa necessária e previsão da usucapião administrativa.

O Congresso iniciou a confecção do documento em 2010. "Muito satisfeito com a aceleração dos trâmites do CPC no Senado. Relatório lido e votação na Comissão Especial marcada para semana que vem. E Deus me deu a graça de estar na linha de frente na elaboração do mais importante código jurídico do país”, comemorou Fábio Trad nas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias