ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Número de eleitores que votam em trânsito no MS é menor no 2º turno

Ludyney Moura | 13/10/2014 18:02
Apenas 466 eleitores sul-mato-grossenses comunicaram à Justiça que não estarão no Estado no dia 26 de outubro (Foto: Marcos Ermínio)
Apenas 466 eleitores sul-mato-grossenses comunicaram à Justiça que não estarão no Estado no dia 26 de outubro (Foto: Marcos Ermínio)

A chegada do 2º turno para disputa presidencial, pegou alguns eleitores de surpresa. Tanto que o número de solicitantes do chamado voto em trânsito é menor nesta fase que no 1º turno, que aconteceu no último dia 5 de outubro.

Para ter direito ao voto em trânsito, válido para escolha do presidente e vice-presidente da República, o eleitor teve até o dia 21 de agosto para fazer sua solicitação. De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), apenas 466 sul-mato-grossenses solicitaram ao órgão esta modalidade para o 2º turno.

No 1º turno esse número foi de 502. A diminuição acontece ou porque o eleitor do Estado não acreditou na possibilidade do 2º turno, ou porque já estará de volta a seu domicílio eleitoral no dia 26 de outubro.

Ainda segundo a Justiça Eleitoral, 855 eleitores de outros Estados estarão em Campo Grande no dia do 2º turno, número menos que as 925 pessoas que votaram em trânsito no dia 5 de outubro. Apenas a Capital contou com seções para esta modalidade, uma vez que o voto em trânsito só está disponível para municípios com mais de 200 mil eleitores, 92 em todo o país.

Para exercer o direito de votar, o cidadão não precisou solicitar a transferência de seu título de eleitor, apenas compareceu, munido de um documento com foto, em qualquer Cartório Eleitoral do Estado, Central de Atendimento do Eleitor ou Postos de Atendimento Eleitoral. Em todo o Brasil, mais de 84 mil pessoas solicitaram à Justiça Eleitoral habilitação para votar em trânsito.

Quem não solicitou o voto em trânsito e não estará em seu domicílio eleitoral na data de realização do 2º turno das eleições gerais deste ano, precisa ir a uma das seções de votação para justificar o voto.

Nos siga no Google Notícias