ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

OAB entra com recurso para tentar derrubar ação contra isenção de IPTU

Prefeitura foi à Justiça para derrubar benefício de quem teve casas alagadas

Mayara Bueno | 14/04/2016 10:56
OAB-MS. (Foto: Arquivo)
OAB-MS. (Foto: Arquivo)

A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul) ingressou com uma representação no processo judicial sobre a lei de concessão de isenção do IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano) para quem tem imóveis atingidos por enchentes, aprovado pela Câmara Municipal. A Prefeitura entrou com uma ação na Justiça, alegando inconstitucionalidade da medida.

Agora, a Ordem entrou como um dispositivo que permite a intervenção nestes processos, como forma de se manifestar nos autos, mas sem fazer parte do mesmo. De acordo com a OAB, por meio da intervenção, serão apresentados de informações e dados para ajudar no julgamento.

Para o presidente, Mansour Karmouche, o teor da lei está dentro do legal e que a instituição defende a validade do texto. A proposta foi aprovada pelos vereadores, rejeitada pelo prefeito Alcides Bernal (PP) e o veto derrubado na Câmara. Desta forma, a lei precisaria ser regulamentada em 30 dias, mas a Prefeitura recorreu à Justiça, para tentar impedir a vigência da isenção.

Segundo a proposta, o benefício valeria para imóveis legalizados, construídos dentro dos parâmetros legais. O desconto ou isenção seria concedido no ano seguinte do incidente, com um limite máximo de R$ 20 mil. A proposta prevê a prova, por parte do contribuinte, de que a casa foi alagada, por meio de boletim de ocorrência, reportagens veiculadas na imprensa, fotografias e a localização do ocorrido.

Nos siga no Google Notícias