ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

OAB nacional envia dois diretores para avaliar ligação de Júlio com Bernal

Josemil Arruda | 15/01/2014 17:38
Vinda de dirigentes nacionais da OAB decorre de pedido de intervenção na OAB-MS (Foto: arquivo)
Vinda de dirigentes nacionais da OAB decorre de pedido de intervenção na OAB-MS (Foto: arquivo)

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu enviar a Campo Grande dois diretores para investigar “in loco” a denúncia contra o presidente da seccional sul-mato-grossense da entidade (OAB-MS), Júlio Cesar Souza Rodrigues, que fez tratativas contratuais com o prefeito Alcides Bernal (PP), apesar deste responder a processos éticos sob sua autoridade.

Vão estar em Campo Grande, na próxima terça-feira (21), o secretário adjunto do Conselho Federal da OAB nacional, Cláudio Stábile, e o diretor-tesoureiro, Antônio Oneildo. “A diretoria do Conselho deliberou que dois diretores do Conselho virão aqui para fazer verificação direta de como está a situação para analisar nosso pedido de intervenção”, informou o secretário-geral adjunto da OAB-MS, Jully Heyder.

Essa providência é fruto da mobilização de quatro ex-presidentes da OAB-MS, quase toda a diretoria da entidade e mais 177 advogados, que pediram no dia 16 de dezembro à direção nacional da OAB a intervenção na presidência regional, a fim de que seja afastado Júlio Cesar Souza Rodrigues. Para eles, o presidente cometeu falha ética ao fazer tratativas contratuais com o prefeito Bernal para representar o Município na luta para aumentar o índice de participação no bolo do ICMS.

“Essa providência, pra gente, significa que o Conselho Federal está percebendo a gravidade da situação aqui. O nosso pedido de intervenção foi subscrito por dois dos três conselheiros federais, Leonardo Duarte e Carlos Marques, a Diretoria, o Conselho de Presidentes, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, o presidente da ESA e da Caixa de Assistência dos Advogados.Todas as pessoas que fazem parte da administração da entidade estão pleiteando o afastamento do presidente e por isso os dirigentes nacionais estão vindo aqui”, afirmou Jully Heyder. “Com essa vinda, eles entenderam que a situação do presidente é insustentável”, acrescentou.

Mesmo não sendo especialista em direito tributário, Júlio Cesar fez tratativas contratuais com Bernal para entrar com ações administrativas e na Justiça buscando elevar o índice de ICMS do município de Campo Grande. Júlio César receberia R$ 11,2 mil mensais e ainda poderia ganhar milhões em caso de êxito nas ações contra o governo do Estado, visto que teria direito a 15% de cada 0,0001 de acréscimo no índice do ICMS por 12 meses em 2014. Especialista em Direito Processual Civil, Júlio, conforme as tratativas, seria contratado sem licitação e em regime de urgência por “notória especialização”, contrariando a Lei 8.666.

Nos siga no Google Notícias