ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Política

OAB nacional pede “contraditório” antes de Justiça decidir sobre Júlio

Josemil Arruda | 02/05/2014 13:56
Júlio César pode ser afastado se Justiça Federal acatar pedido da oposição (Foto: arquivo)
Júlio César pode ser afastado se Justiça Federal acatar pedido da oposição (Foto: arquivo)

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ingressou com pedido de instauração de “contraditório” antes de apreciação de liminar no processo em que ex-presidentes da seccional de Mato Grosso do Sul (OAB-MS) e ex-dirigentes que promoveram a “renúncia coletiva” pedem suspensão da eleição, marcada para 16 de junho, e o afastamento do presidente estadual Júlio César Souza Rodrigues. Em direito, contraditório é a possibilidade de as posições das partes serem levadas em conta antes da decisão judicial.

A petição da OAB nacional fez com que o juízo da 2ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande adiasse o julgamento da liminar. Antes do feriado de ontem, do Dia do Trabalhador, havia até mesmo a expectativa de rejeição da ação, por terem circulado informações, não oficiais, de que o titular do juízo teria considerado que os ex-diretores eram parte ilegítima na demanda, por entender que haveria falta de interesse de agir em razão da renúncia.

Contudo, nem mesmo o Conselho Federal da OAB considerou que os ex-diretores que renunciaram estão perderam o interesse, tendo inclusive decidido, ao convocar a eleição suplementar para 16 de junho, que eles poderão, inclusive, disputar os cargos.

Com a ação protocolada dia 25 de abril na Justiça Federal, os opositores a Júlio César querem a anulação da decisão do Conselho Federal por considerar que eleição na OAB só pode ser feita por chapa completa. Na decisão que convocou a eleição, o Conselho Federal manteve Júlio César como presidente e lançou o edital apenas com relação aos cargos vagos.

A crise na OAB-MS surgiu em razão de tratativas contratuais no ano passado entre o então prefeito Alcides Bernal (PP) e Júlio César para prestação de serviços advocatícios visando a elevação do índice de ICMS de Campo Grande. Oposição e dissidentes protestaram contra o contrato, alegando que poderia haver tráfico de influência, já que Bernal, enquanto advogado, responde a processos éticos no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-MS.

Nos siga no Google Notícias