ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

OAB prevê fim “rápido” para pensões com base em ação que tirou benefício de Zeca

Marta Ferreira | 25/01/2011 17:50

Conselho Federal da ordem usará decisão contra 9 estados

As pensões vitalícias concedidas para ex-governadores em 9 estados devem ser derrubadas sem muita dificuldade, usando como jurisprudência a ação ganha pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mato Grosso do Sul em 2007 no STF (Supremo Tribunal Federal), quando o ex-governador Zeca do PT perdeu direito a receber o mesmo salário de um governador em atividade.

O entendimento é do presidente da OAB no Estado, Leonardo Avelino Duarte, ao comentar o anúncio do Conselho Federal da Ordem, feito ontem, de que questionará na Justiça as pensões concedidas nos Estados após a Constituição de 1988, quando o benefício, antes possível, foi extinguido.

O Conselho Federal da OAB anunciou que já tem informações para mover ações referentes a 3 estados, Sergipe, Paraná e Amazonas, e que deve impetrar as ações na próxima semana. Na petição inicial, deve ser citada como um dos principais argumentos a decisão de 2007 que tirou a pensão de Zeca do PT.

Outros 6 estados também deverão enfrentar processos no STF:

Santa Catarina, Pará, Rio Grande do Sul, Piauí, Ceará e Maranhão.

Segundo Leonardo Duarte, as seccionais estão sendo chamadas a prestar informações sobre a situação das pensões em seus estados e, a partir disso, serão movidas as Adins (Ações Diretas de Inconstitucionalidade).

Em Mato Grosso do Sul, três ex-governadores ainda recebem pensão, Marcelo Miranda Soares, Pedro Pedrossian (que também recebe pelo estado de Mato Grosso), Wilson Barbosa Martins e ainda a viúva do senador falecido Ramez Tebet.

Em relação a essas pensões, a OAB estudou o assunto, em 2007, mas identificou que o benefício tem respaldo legal, pois foi concedida com base na Constituição de 1969, quando as pensões eram permitidas.

Nos siga no Google Notícias