ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

OAB reforça segurança para reunião “vigiada” por nacional e após renúncia

Edivaldo Bitencourt e Kleber Clajus | 28/03/2014 09:26
Advogados da OAB nacional chegam para acompanhar reunião "secreta" de conselho (Foto: Marcos Ermínio)
Advogados da OAB nacional chegam para acompanhar reunião "secreta" de conselho (Foto: Marcos Ermínio)

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) realiza, sob forte esquema de segurança e as portas fechadas, a primeira reunião do conselho da entidade sob vigilância do Conselho Federal. Este também é o primeiro encontro após a renúncia de 81 integrantes da diretoria e do conselho da instituição.

Os quatro advogados enviados pela direção nacional, o observador Miguel Ângelo Cançado e os três integrantes da comissão – Henrique Mariano (OAB/PE), Valéria Lauande (OAB/MA) e José Mário Porto (OAB/PA) – chegaram há pouco para “vigiar” a reunião do conselho estadual. Cançado disse que o grupo só vai se manifestar no final do encontro.

Eles chegaram e participam de uma reunião com o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, que perdeu o apoio de aliados e está forte bombardeio da oposição. Na segunda-feira, 81 integrantes, incluindo-se quatro dos cinco diretores, renunciaram ao mandato para forçar o afastamento do dirigente e a convocação de eleições suplementares em 50 dias.

Afundado em grave crise desde o contrato entre o presidente e o prefeito cassado, Alcides Bernal (PP), a OAB/MS pode não realizar a reunião de hoje por falta de quórum e ainda não pagar os 170 funcionários por falta de um diretor para assinar a liberação do dinheiro.

“Querem inviabilizar a instituição”, comentou um dos aliados de Júlio Cesar, o advogado José Belga Trad, cotado para assumir uma das vagas abertas pela renúncia. Para outro aliado, Danilo Gordin Freire, a renúncia da maior parte dos dirigentes tem a finalidade de prejudicar a OAB/MS e não o atual presidente.

No entanto, Freire prevê uma solução para a crise em 30 dias. “Não temos vontade de manter brigas, queremos resolver”, ressaltou.

Miguel Cançado explica que só vai falar sobre reunião no final (Foto: Marcos Ermínio)
Miguel Cançado explica que só vai falar sobre reunião no final (Foto: Marcos Ermínio)

O advogado criminalista Luiz Carlos Saldanha Júnior chegou para a reunião do conselho e aposta na avaliação individual de quem renunciou aos mandatos.

A reunião, que reúne em torno de 30 pessoas, ainda não começou, mas não terá o acesso da imprensa. O presidente da OAB/MS reforçou a segurança e colocou três vigilantes para impedir o acesso da imprensa ao encontro. Em outras ocasiões, nenhum segurança reforçava a entrada da sala de reunião do conselho.

A OAB/MS, que já foi líder de grandes movimentos pela ética na política e contra a corrupção, está mergulhado na mais grave crise da sua história. Ex-presidentes e opositores defendem a renúncia e o afastamento de Júlio Cesar.
O pedido de intervenção será julgado no dia 7 de abril pelo Conselho Federal da OAB.

Nos siga no Google Notícias