ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Olarte deve definir hoje seu líder na Câmara; João Rocha é o mais cotado

Josemil Arruda e Kleber Clajus | 31/03/2014 14:25
João Rocha é apontado como o mais cotado para ser líder do prefeito (Foto: arquivo)
João Rocha é apontado como o mais cotado para ser líder do prefeito (Foto: arquivo)

O nome mais cotado para assumir a liderança do prefeito Gilmar Olarte na Câmara de Campo Grande é o vereador João Rocha (PSDB). A escolha dele para o cargo de líder pode ser definida esta noite em reunião de Olarte com os vereadores que integram sua base de sustentação política na Câmara.

Nesta segunda-feira (31), o vereador Paulo Siufi (PMDB) defendeu o nome de João Rocha para a liderança da bancada governista. “O nome mais cotado é o de João Rocha. É um vereador equilibrado, sabe dialogar e acredito que não vai disputar a eleição deste ano”, afirmou Siufi.

Para o peemedebista, o prefeito preciso de um líder para que os vereadores da base possam votar de forma uniforme. “Também é preciso de alguém que possa trazer informações do Executivo”, destacou o vereador. “Sei da importância que isso tem para evitar projetos contrários ao Executivo, que tenham cunho populista ou que sejam impraticáveis. O prefeito com a experiência que tem deve colocar seu ritmo de trabalho também no seu líder”, acrescentou.

Ex-líder da oposição na Câmara, o vereador Airton Saraiva (DEM) já deixou evidenciado que não tem interesse de ser líder do prefeito na Câmara e até chegou a apontar também o nome de João Rocha como opção para a função. “O indicado não pode ser candidato nestas eleições para que haja continuidade no trabalho”, propugnou. Na opinião dele, além de escolher o líder na reunião de hoje com os vereadores, Olarte deve também indicar um vice-líder.

Desarticulação – Na semana passada, os vereadores da base de Olarte sentiram na pele a necessidade de um líder para articular a tramitação dos projetos. Durante a sessão de quinta-feira (27), um projeto do vereador Otávio Trad (PT do B) e um veto deixaram de ser votado por falta de quórum, apesar de a bancada governista ser composta por 23 vereadores e ter interesse na votação das matérias.

“São 23 na base e projeto de Otávio não foi aprovado por que ficaram só 14 vereadores no plenário. Isso não pode acontecer. Até terça é preciso tem de ter um líder”, defendeu Paulo Siufi.

A vereadora Grazielle Machado (PR) entende que a escolha de um líder é importante até mesmo para que a base do prefeito Gimar Olarte saiba efetivamente o tamanho que tem. “Não é porque 23 votaram pela cassação do Bernal que vão formar base do Gilmar. Tem de conversar com cada vereador para saber quem é base, independente ou oposicionista”, afirmou ela, garantindo que seu PR, por exemplo, tem posição independente na Câmara. 

Segundo Grazielle, só o tempo pode definir se vai apoiar ou não Olarte na Câmara. “É preciso tempo de observância para que eu possa me posicionar junto com o partido. Isso tudo vai acontecendo de acordo com a administração”, opinou a republicana. “Se Campo Grande estiver com tudo ok, serei base. Se Campo Grande não estiver no rumo certo serei oposicionista”, avisou.

Nos siga no Google Notícias