ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Olarte pode manter Instituto Mirim se atual diretoria permitir intervenção

Kleber Clajus | 07/04/2015 17:53
Vereadores concordam que mudança de estatuto pode enfraquecer necessidade de fundação e resolver crise administrativa no instituto (Foto: Kleber Clajus)
Vereadores concordam que mudança de estatuto pode enfraquecer necessidade de fundação e resolver crise administrativa no instituto (Foto: Kleber Clajus)

Projeto de lei proposto pelo prefeito Gilmar Olarte (PP) pode não sair do papel, caso associados do Instituto Mirim concordem em alterar o estatuto e permitir intervenção do Executivo na escolha de sua diretoria. A medida tem apoio da base e oposição na Câmara Municipal.

De acordo com o líder do prefeito, Edil Albuquerque (PMDB), o movimento visa recuperar a instituição para administração pública, sob a tutela do prefeito e da primeira dama do município. Caso a tentativa seja frustrada, no entanto, não se descarta criar uma fundação de R$ 8 milhões para dar sequencia ao trabalho de formação e encaminhamento ao mercado de trabalho de adolescentes e jovens. “O prefeito tem mais moral para indicar a necessidade de contratações pelas empresas”.

José Chadid (sem partido) considera que a fundação será prejudicial ao mirins, ao se considerar existência de outros convênios de financiamento das ações que não são do município. A mudança no estatuto, conforme o vereador, garantiria assim a “preservação da entidade e fim da politicagem” em torno de seu comando. O prazo de intervenção do gestor público também cessaria com o término de seu mandato.

Para Thaís Helena (PT), a expectativa é de que até eleição da nova diretoria, prevista para 15 de abril, a situação seja pacificada. Isso porque acordo quanto a mudança no estatuto pode ser consolidado, na sexta-feira (10), em conjunto com o promotor da Vara da Infância, Adolescência e Juventude, Sérgio Harfouche.

“A reunião na sexta-feira deve ser para reformulação do estatuto e aprovação da prestação de contas. O promotor também entende ser necessário que o Instituto seja ligado a prefeitura e para que os jovens não sofram mais desgaste emocional no futuro”, disse a petista.

Crise – O Instituto Mirim vive crise administrativa, incluindo greve de professores que exigem a saída de Mozania Ferreira Campos do comando da entidade. Dentre as acusações estão fraude na eleição da diretoria, em 2013, além de perseguição e assédio moral negados pela mesma.

Disputa política também se instalou quando Olarte assumiu a prefeitura e foi percebido que praticamente toda a direção era vinculada ao ex-prefeito Alcides Bernal (PP). Estes teriam sido beneficiados por mudança no estatuto que desvinculou participação da prefeitura no comando do instituto, que desde 2009 opera como uma ONG (Organização Não-Governamental).

No final do ano passado, Olarte chegou a exigir a renúncia da atual direção, para que fosse renovado o contrato com a prefeitura com alegação de que esta não prestava contas dos repasses realizados pelo município, que cede prédios e professores para as atividades.

Nos siga no Google Notícias