ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Olarte pode ser expulso por “extrema infidelidade”, avalia Bernal

Kleber Clajus | 20/01/2014 14:51
Gilmar Olarte pode ser o próximo a ser cortado do PP, após expulsão do vereador Chocolate (Foto: Campo Grande News / Arquivo)
Gilmar Olarte pode ser o próximo a ser cortado do PP, após expulsão do vereador Chocolate (Foto: Campo Grande News / Arquivo)

O próximo integrante do Partido Progressista a perder representação política poder ser o vice-prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte. A justificativa vem do líder estadual do partido e prefeito, Alcides Bernal (PP), para quem houve “extrema infidelidade partidária”. Uma resolução sobre o caso deve ser tomada pelo partido.

“O vice-prefeito tem cometido atos de extrema infidelidade partidária e quem está tomando conta dessa situação é o partido. Ele tem proposto situações extremamente desagradáveis, inclusive de partilhar a prefeitura com adversários e, para isso, ele quer chegar ao poder”, justifica Bernal quando questionado sobre a expulsão de Olarte.

A possibilidade de expulsão do vice-prefeito não é novidade e sempre esteve associada às investigações que deram inicio ao julgamento de Bernal pela Câmara por suposta “fabricação de emergências”. O próprio prefeito acusou seu vice de articular um “golpe” para tirá-lo da Prefeitura. Ambos cortaram relações no inicio da gestão progressista na Capital.

Mais um – Caso Olarte seja expulso, será mais um a sair do partido por decisão da cúpula estadual, comandada por Bernal. O primeiro a sofrer com a sanção foi o vereador Waldecy Chocolate, expulso em dezembro, mas comunicado da decisão no início do mês.

A instalação do processo ético contra o vereador foi anunciada pelo presidente do Diretório Municipal do PP em Campo Grande, vereador Derly dos Reis, o Cazuza, no mesmo dia em que aconteceu a criação da Comissão Processante para julgar irregularidades contratuais e licitatórias que teriam sido praticadas por Bernal para favorecer empresas amigas.

Embora tenha liderado o movimento pela expulsão de Chocolate, o vereador Cazuza alegou ignorância quanto à decisão do Diretório Regional do PP, tomada no começo de dezembro. “Não estou sabendo”, afirmou ao Campo Grande News.

Com a iminência da cassação e buscando ampliar apoio na Câmara para barrá-la, Bernal chegou a conversar com Chocolate, sem conseguir, porém, trazê-lo de volta para a bancada governista. A mágoa de Chocolate cresceu muito depois que Bernal exonerou sua esposa do Instituto Mirim.

A confirmação da expulsão de Chocolate, neste momento, vai na contramão do discurso do articulador político de Bernal, o secretário Pedro Chaves, que vinha dizendo que a intenção da atual gestão era conquistar a maioria dos vereadores para a base, inclusive do PMDB, como Paulo Siufi, que foi presidente da CPI do Calote, em cujo relatório se baseou a Comissão Processante.

Nos siga no Google Notícias