ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Oposição quer que Justiça suspenda eleição da OAB e afaste Júlio Cesar

Josemil Arruda | 24/04/2014 18:00
Carlos Marques revelou que ação será proposta amanhã (Foto: arquivo)
Carlos Marques revelou que ação será proposta amanhã (Foto: arquivo)

O grupo de ex-dirigentes e ex-conselheiros que fizeram a “renúncia coletiva” na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) vai pedir à Justiça Federal a suspensão imediata da eleição marcada para 16 de junho e o afastamento do presidente da entidade, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

A ação, que visa principalmente anular a decisão do Conselho Federal da OAB que convocou eleição apenas para cargos vagos, deixando intocada a presidência, seria ajuizada hoje, mas seus elaboradores ainda estão dando o “retoque final” e a propositura ficou para amanhã, segundo o advogado Carlos Marques, ex-presidente da OAB-MS e ex-conselheiro federal que também integra o grupo oposicionista.

A intenção de anular a decisão do Conselho Federal da OAB, conforme Marques, decorreu do entendimento de que a convocação de eleição por chapa parcial, que não contempla a totalidade de cargos, “contraria o Estatuto e o Regulamento Geral da entidade”.

Para Carlos Marques, além disso, a gestão de Júlio Cesar está isolada e o presidente é responsável por uma grave crise moral, visto que responde na Justiça a processos criminal e de improbidade administrativa, propostos pelo Ministério Público Estadual (MPE) em razão do contrato, sem licitação, celebrado com o então prefeito Alcides Bernal (PP) para elevação do índice de ICMS de Campo Grande.

“Não há condições de mantemos na Ordem um presidente que não tem condições de conduzi-la. A Justiça Federal precisa suprir essa falha do Conselho Federal da OAB”, defendeu Marques. “O Ministério Público entrou até mesmo com ação penal; o presidente está totalmente comprometido e não pode continuar na Ordem”, acrescentou.

A ação será proposta amanhã por vários advogados. “São vários autores que eram diretores e renunciaram e agora são autores da ação”, informou o ex-presidente da OAB.

Nos siga no Google Notícias