ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Para Fabio Trad, Orçamento Impositivo será golpe contra o “político emendeiro”

Francisco Júnior | 25/07/2013 10:50
O deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS) considera positiva a aprovação do orçamento impositivo das emendas parlamentares implicará em grande avanço. (Foto: Divulgação)
O deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS) considera positiva a aprovação do orçamento impositivo das emendas parlamentares implicará em grande avanço. (Foto: Divulgação)

Para o deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS), a aprovação do orçamento impositivo das emendas parlamentares implicará em grande avanço: “Será a extinção do vereador federal, do político emendeiro, extinguirá a misteriosa lista de (in)fidelidade como guia de governabilidade. Será um duro golpe ao presidencialismo de coalizão, pragmático e desideologizado. Contribuirá para a elevação do nível do debate político da Câmara Federal e legitimará as alianças por ideias e ideais, não mais por interesses menores”, afirmou.

O texto que trata do orçamento impositivo vai à votação no início de agosto na Câmara Federal. A Proposta (PEC 565/06), já aprovada no Senado, torna obrigatória a execução de emendas individuais de parlamentares que modificam o Orçamento da União. A votação da matéria está prevista para seis de agosto, na comissão especial, e há compromisso da presidência da Câmara de levá-la para a apreciação do Plenário, no dia seguinte.

O governo é contra o parecer sobre as 16 propostas que tratam do mesmo assunto e tramitam em conjunto. O fato é que a aprovação da PEC – relatada pelo deputado Edio Lopes (PMDB-RO) – colocará fim a práticas como as liberações de recursos de emendas parlamentares às vésperas de votações do interesse do governo.

Para Fabio Trad, a apresentação de emendas ao orçamento é um direito líquido, certo e incontestável dos parlamentares: “A emenda parlamentar é a democratização do orçamento público”, afirmou o deputado sul-mato-grossense.

Em seu relatório, Édio Lopes deixa claro que a emenda não será impositiva para todos os casos. A execução só será obrigatória se os recursos se dirigirem a um conjunto de ações prioritárias previamente definidas pelo Executivo.

Nos siga no Google Notícias