ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Para Jerson, se Câmara cassar Bernal, TJMS devolve o cargo em 24 horas

Zemil Rocha | 08/10/2013 16:30
Jerson prega entendimento e diz que Campo Grande está sendo prejudicada (Foto: arquivo)
Jerson prega entendimento e diz que Campo Grande está sendo prejudicada (Foto: arquivo)

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Jerson Domingos (PMDB), afirmou nesta terça-feira (8) que a crise política na Capital só tende a se agravar caso a Câmara instale comissão processante e os vereadores aprovem a cassação do prefeito Alcides Bernal (PP). Para ele, o Tribunal de Justiça socorrerá Bernal e dará liminar para que ele reassuma o cargo e a disputa entre Legislativo e Executivo continuará até a decisão judicial de mérito, que pode demandar longa duração.

“Se a Comissão Processante se instalar e for pela cassação do prefeito, eu procuro prever e analiso que o Bernal não fica mais do que 24 horas fora do cargo, porque a decisão final é do Tribunal de Justiça. Pelo que conheço, o Tribunal talvez não deve fazer julgamento jurídico num primeiro momento. Na minha avaliação, vai liminar para o prefeito reassumir até julgamento do mérito”, opinou o presidente da Assembleia, que tem relações institucionais com os poderes Executivo e Judiciário.

Para Jerson, está faltando maturidade e responsabilidade entre dois poderes municipais, Executivo e Legislativo, para se buscar um entendimento a favor de Campo Grande. “Na hipótese de se cassar o Bernal, até que haja o julgamento do mérito no Tribunal, aí sim é que vai ter uma guerra explícita entre Executivo e Legislativo e aí só tem um perdedor, Campo Grande”, avaliou.

Garantiu que sua opinião não é em defesa do Bernal, mas um apelo ao bom senso e à responsabilidade política. “Não apoiei candidatura do Bernal. Votei no Giroto. Mas revanchismo eu deixo de lado. Como homem público cabe a mim tentar ajudar”, declarou o deputado peemedebista. “Tem de sentar, conversar, resolver e acabar com divergência ideológicas, políticas”, defendeu.

Jerson considera que o prefeito Alcides Bernal precisa urgentemente de “um elemento com autonomia para se comunicar com Legislativo e com os outros poderes” a fim de superar a crise. “Falta um agente político na Prefeitura para manter essa correlação”, constatou.

Na opinião de Jerson, a sociedade campo-grandense não vai se influenciar eleitoralmente em 2014 por esse conflito de poderes, não havendo, portanto, que se falar em possibilidade de prejuízo para o senador Delcídio do Amaral, que apoiou Bernal no ano passado. Para ele, a sociedade “vai ignorar esse conflito” entre a Câmara e o prefeito. “Eleitor é politizado, sabe das coisas através da imprensa, da internet. Não vai se pautar porque Bernal está apoiando candidato a, b ou c. Nem Bernal, nem André e nem eu”, disse.

Nos siga no Google Notícias