ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Para Marun, críticas ao governo são por desinformação

Redação | 08/07/2010 14:42

Falta de experiência em investimentos. Esta foi a explicação dada pelo deputado estadual Carlos Marun (PMDB) aos questionamentos levantados pelo deputado Paulo Duarte (PT).

O governista diz que o petista não entende os investimentos e as reservas que o governo do Estado possui por que: "Quando ele foi secretário de fazenda (no governo Zeca) não era acostumado a ter reservas em caixa", alfinetou.

O debate foi levantado, mais uma vez, na sessão de quarta-feira, por Duarte. Ele usou um balancete do ano passado para dizer que o governo estadual aplicou R$ 1,3 bilhão no mercado financeiro e obteve rendimento menor do que a caderneta de poupança. O rendimento teria sido de R$ 82,4 milhões.

Marun disse que o bilhão foi investido em fundos do CDI Swap, operação usada como defesa para investidores que não querem correr riscos: "O Estado tem de ter responsabilidade em suas reservas, que é dinheiro público, e não pode ficar arriscando no mercado financeiro", ressalta.

Outro ponto levantado por Duarte foi o fato de o governo guardar dinheiro, ao invés de investir em obras.

Marun diz que o governo Puccinelli só executa obras e investimentos quando tem o dinheiro em caixa. "Sem reservas não há planejamento. No ano passado, tivemos uma perda de arrecadação muito grande. O Estado não deixou de cumprir com seus compromissos por que tinha reservas", lembra o governista.

Marun ainda atacou a gestão de Zeca do PT (1999-2007), a respeito de investimentos. "Ele (Duarte) não compreende os investimentos e as reservas feitas, por que em seu governo não trabalhavam com isso. Não estão acostumados a entender o processo de governo com responsabilidade", responde.

O governo pretender responder ao novo requerimento de Duarte, sobre quanto, afinal, existe em reservas. "O executivo já mandou o balanço, mas vai responder de forma que ele se sinta mais informado", finaliza.

A respeito das críticas feitas pela oposição, de que o governo não fez nenhuma grande obra no Estado, Marun enumera a duplicação do trecho Itaporã

Nos siga no Google Notícias