ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Para pressionar Bernal, Câmara deve reduzir poder sobre orçamento

Paula Maciulevicius e Fabiano Arruda | 19/12/2012 11:25
A favor da redução, vereador Carlão diz que se houver conversa entre Bernal e Câmara, pode mudar o voto. (Foto: Arquivo/Minamar Júnior)
A favor da redução, vereador Carlão diz que se houver conversa entre Bernal e Câmara, pode mudar o voto. (Foto: Arquivo/Minamar Júnior)

A Câmara Municipal vota agora pela manhã a emenda que reduz de 30% para 5% a abertura de créditos adicionais a serem utilizados pela administração municipal no orçamento de 2013. A decisão foi tomada durante reunião nesta manhã, antes do início da sessão e os vereadores sinalizam de que vão aprovar pela redução da autonomia do prefeito eleito, Alcides Bernal (PP).

O vereador Airton Saraiva (DEM) explicou que votar pelos 5% é uma prerrogativa da Câmara e exemplificou que quando o atual prefeito, Nelsinho Trad (PMDB) assumiu o mandato, procurou a Câmara pedindo pelos 30% do índice de abertura de créditos adicionais para que pudesse governar. Segundo o vereador, não houve esse diálogo com o prefeito eleito, Alcides Bernal.

Saraiva disse que falou com Bernal por telefone ontem, mas ainda assim segue afirmando que ele não pediu para manter os 30% e não conversou com os vereadores. Saraiva declarou que a Câmara tem autonomia para baixar o índice e negou que a aprovação da redução fosse retaliação ao prefeito eleito por não ter procurado a Câmara.

A votação em consenso pode ser interpretada como manobra para que Bernal se reúna com a Câmara. Dizendo que não seria o “traíra”, o vereador Carlos Augusto Borges (PSB) afirmou que decidiu votar pelos 5%, conforme o decidido pela maioria, mas deixando claro que a emenda será aprovada em primeira votação e que se de hoje para amanhã, Bernal convocar os vereadores e dizer que precisa dos 30%, Carlão assegurou que pode mudar o voto.

Carlão também fez comparação, descrevendo que Nelsinho sempre conversou com os vereadores e que inclusive esteve na Câmara nesta quinta, conversando com vereadores da oposição. “Ele deixou projetos a serem votados e até agora o Bernal não conversou com ninguém”.

A emenda deve passar para segunda votação nesta quinta-feira.

Nos siga no Google Notícias