ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Paraguai denuncia plano para tirar Lugo do poder

Redação | 20/08/2010 10:00

O Ministério da Defesa do Paraguai denunciou hoje (20), em comunicado à imprensa, que há planos de desestabilização do governo do presidente Fernando Lugo.

Sem apontar nomes, as autoridades atribuem o plano a adversários políticos de Lugo. As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, a Telam.

Segundo o comunicado, as informações sobre o assunto são seguras e confiáveis.

O comunicado diz que "por informações confiáveis dos mesmos círculos envolvidos na montagem do esquema psicopolítico gerado por certos setores da oposição, há [também um] pedido do impeachment do ministro [da Defesa, Luis] Bareiro Spaini".

O documento acrescenta que "[isso] é apenas um avanço e o primeiro passo real no objetivo estratégico final: o impeachment do presidente da República e do comandante-chefe das Forças Armadas, Fernando Lugo Méndez".

Lugo está em tratamento para a cura de um linfoma. No começo deste mês, o presidente se submeteu à primeira de uma série de seis sessões de quimioterapia.

O tramento de Lugo está sendo orientado pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Para as autoridades paraguaias, os adversários do presidente se utilizam da fragilidade política de Lugo para tentar a desestabilização do país.

De acordo com a nota oficial, o plano contra Lugo foi elaborado pelos mesmos autores da campanha pela rejeição da adesão do Paraguai à União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Segundo as autoridades, os adversários de Lugo seguem "instruções de potências extrarregionais hegemônicas".

Nos siga no Google Notícias