ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Paraguai prioriza segurança para encontro com Lula

Redação | 29/04/2010 12:21

O governo paraguaio informou hoje (29), em nota publicada no site oficial, que o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, na próxima segunda-feira (3), é muito importante para que novas medidas sejam tomadas com o objetivo de aumentar a segurança na fronteira entre os dois países. Os presidentes vão se encontrar na cidade de Ponta Porã (MS).

Segundo o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência paraguaia, Alejandro Hamed Franco, o tema se tornou prioritário após o atentado contra o senador Robert Acevedo em Pedro Juan Caballero, estado de Amambay, na última segunda-feira (26). O senador foi atingido por tiros no rosto e no braço e seus seguranças morreram.

A polícia paraguaia deteve dois brasileiros suspeitos de envolvimento no atentado. Robert Acevedo, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), tornou-se conhecido em seu país por denunciar a corrupção e o tráfico de drogas. A região de Pedro Juan Caballero, segundo a polícia paraguaia, tem forte presença de narcotraficantes e também do chamado Exército do Povo Paraguaio (EPP).

De acordo com Alejandro Hamed Franco, há projetos para melhorar a segurança na fronteira com o Brasil que serão apresentados ao presidente Lula. "O tema é delicado", disse, "principalmente porque esta é, como todos sabem, uma fronteira 'quente'. Por isso, precisamos da colaboração do Brasil."

Franco disse que Lula e Fernando Lugo também conversarão sobre o intercâmbio comercial entre os dois países, a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), entre outros assuntos relacionados à América Latina e ao mundo.

Nos siga no Google Notícias