ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Partidos perdem 3h13 de propaganda por não promover mulheres na política

Punições são resultados de nove julgamentos. Outros 17 ainda devem acontecer em Mato Grosso do Sul

Nyelder Rodrigues | 18/10/2016 19:04

O não cumprimento integral da lei nº 13.165/2015, que destina 20% do tempo das propagandas eleitorais para a promoção da participação feminina na política, fez com que o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) punisse os partidos com cassação de tempo de propaganda. Só neste ano, as punições já somam três horas e 13 minutos.

De acordo com o TRE, a lei 9.096/95 definia 10% do período destinado a cada partido para tal promoção, entretanto, uma reforma dobrou a porcentagem do tempo para as eleições de 2016 e 2018. Em 2020 e 2022, a ação deve ocupar 15% do tempo.

Em Mato Grosso do Sul, nove ações já foram julgadas e outras 17 ainda aguardam decisão do Tribunal, ou seja, o total de tempo cassado dos partidos por não cumprir a legislação pode ainda aumentar, de forma considerável.

Com isso, nove partidos - PPS, PSB, PSC, PRB, PSDB, PMDB, PRTB, Rede e DEM - já foram punidos com a cassação de tempo cinco vezes maior ao da inserção ilícita, ou seja, do período que invadiu os 20% de reserva legal.

Os que mais perderam tempo foram PSB e PSDB, com 40 minutos cada. Eles foram seguidos pelo PRB, com 30 minutos, PSC, com 28, e DEM, com 20 minutos. Rede, PRTB e PPS perderam, cada um, 10 minutos. Já o PMDB teve cinco minutos cassados.

A norma federal indica que seja difundido e promovido a participação política feminina, entretanto, o que se vê em muitos casos é a apresentação de expoentes femininos dos quadros partidários, que defendem que tal aparição representa a promoção determinada em lei. Porém, esse não é o entendimento da Justiça Eleitoral.

"A lei determina que as mulheres tenham participação contínua e que sejam chamadas diuturnamente para participarem na vida política e partidária do país. Sendo imperioso esclarecer que não atende à reserva legal a apresentação do programa partidário, feita por mulheres, desprovida de efetiva promoção da participação feminina", frisa o Corregedoria Eleitoral.

Entre as outras 17 situações ainda não julgadas, estão representações envolvendo novamente PSC, PSDB, PRB e PMDB. Já PV, PDT e PSD tem duas em trânsito, cada um. PMN, PSDC, PT do B, PRP, PR, PTB e PROS completam a lista com ação cada.

Nos siga no Google Notícias