ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Paulo Duarte entra com ação contra taxa de financiamento

Redação | 03/04/2008 10:32

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) entrou com uma ação na Justiça com pedido de liminar para tentar impedir a portaria que obriga o recolhimento em cartório de taxa para o financiamento de veículos.

Nesta terça-feira, foi publicada no Diário Oficial portaria que atribui às financeiras a responsabilidade de arcar com o custo de registro dos contratos por determinação do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

Conforme Paulo Duarte, a portaria é inócua porque não cabe ao Detran a autoridade para legislar sobre financeiras. Esse é o papel do Banco Central. A portaria institui que as financeiras devem recolher a taxa e não repassar o ônus ao consumidor.

O parlamentar explicou que espera isenção do Tribunal de Justiça no julgamento da ação. O TJ acaba sendo beneficiado pela cobrança de 10% do Funjecc (Fundo Especial para Implantação e Aperfeiçoamento das Atividades dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais), mas para Duarte isso não influenciará a decisão do tribunal.

Nos siga no Google Notícias