ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

PDT define 12 pontos para negociar apoio aos candidatos a governador em 2014

Edivaldo Bitencourt | 17/09/2013 13:56

O PDT definiu, em carta durante debate em dois encontros da executiva estadual, 12 pontos que serão usados nas negociações visando fechar aliança nas eleições de 2014. A Carta de Campo Grande, como o documento está sendo chamado, foi divulgado hoje pelo presidente regional da sigla, João Leite Schimidt.

“De forma especialmente vigorosa foram reafirmados os princípios do trabalhismo, com os quais o PDT de Mato Grosso do Sul não transige ao debater, em futuro próximo, possíveis alianças em torno de propostas e campanhas”, diz.

O principal ponto é a autonomia financeira e administrativa da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Inclusive, a instituição pode ser contemplada com projeto do deputado estadual Felipe Orro (PDT), prevê a destinação de 3% da receita para a universidade.

Confira, na integra, os principais pontos da Carta de Campo Grande, que vão nortear as negociações com os pré-candidatos a governador em 2014, incluindo os já definidos, como Nelsinho Trad (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT).

1. Garantia de educação de qualidade para todos, com escola de tempo integral, empenho permanente pela federalização do ensino básico, e compromisso com a autonomia administrativa e financeira da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

2. Valorização efetiva do Servidor Público como agente do Estado, a começar pela moralização dos concursos em todos os níveis da administração pública.

3. Compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável como instrumento de justiça social, pela valorização do trabalho como única fonte geradora de riqueza.

4. Respeito real à dignidade do cidadão e de sua família, assegurando-lhes serviços públicos de qualidade, especialmente nos setores de saúde, educação, segurança, transportes, habitação, qualificação profissional, lazer e cultura.

5. Prioridade às políticas de proteção integral da criança – incluindo oferta universalizada de creches – e do adolescente, de resgate e defesa de menores em situação de risco, e de combate a toda forma de aliciamento criminoso.

6. Compromisso com a ampliação permanente do arco de proteção às mulheres, especialmente àquelas vítimas de violência, e aos segmentos mais vulneráveis, como idosos e portadores de necessidades especiais.

7. Empenho objetivo na valorização do trabalhador, com investimentos em programas de capacitação e de requalificação profissional e, especialmente, na formação técnica de jovens para o mercado de trabalho.

8. Pacto público pela criação de incentivos especiais aos trabalhadores na Educação, reconhecendo-os objetivamente como formadores do maior patrimônio da nação – a sua juventude.

9. Compromisso com a agricultura familiar, com financiamento e apoio técnico para que pequenas e médias propriedades ampliem a produção de alimentos básicos.

10.Responsabilidade com a transparência e a ética na gestão pública, e contínuo aperfeiçoamento dos serviços demandados pelo cidadão, confirmando assim, na prática, o princípio de que o povo é o legítimo dono do poder, os governos são transitórios e só o Estado é permanente.

11.Contínuo fortalecimento do Municipalismo como instrumento de governo, vez que é no Município onde o cidadão vive, produz e edifica seus sonhos, enquanto estados e união são entes abstratos.

12.Combate intransigente a todas as formas de discriminação e preconceito.

Nos siga no Google Notícias