ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

PEC cria concurso público para escolher conselheiro do TCE

Paulo Fernandes | 14/06/2011 21:55
Deputado Felipe Orro (PDT) afirma que projeto acabará com disputas por vaga no TCE (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Deputado Felipe Orro (PDT) afirma que projeto acabará com disputas por vaga no TCE (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

Apresentado na sessão desta terça-feira pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT), um PEC (Projeto de Emenda Constitucional) tem o objetivo de acabar com as disputas pelas vagas do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

O projeto, que ainda tramita na Assembleia Legislativa e não interferirá na eleição de amanhã, prevê que a escolha dos conselheiros seja por meio de concurso público de provas e títulos, como já acontece com o Ministério Público e com os auditores do TCE.

Segundo matéria da assessoria do deputado publicada no Portal ALMS (o site da Assembleia Legislativa), a emenda altera os incisos da Constituição Estadual que determinam como deve ocorrer a distribuição das vagas do Tribunal.

“Os conselheiros serão nomeados pelo presidente da Assembleia Legislativa, dentre diplomados em curso superior, aprovados em concurso público de provas e títulos realizado pelo Poder Legislativo, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil na aplicação das provas”, diz a PEC.

Nesta quarta-feira, a Assembleia Legislativa escolherá o novo conselheiro do TCE por meio de voto secreto. São dois candidatos: a senadora Marisa Serrano (PSDB) e o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR).

Nos siga no Google Notícias