ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

PEC de Fábio Trad torna mais rigoroso ingresso na magistratura

Paulo Fernandes | 11/05/2011 22:51
Fábio Trad quer aumentar a exigência para a magistratura (Foto: divulgação)
Fábio Trad quer aumentar a exigência para a magistratura (Foto: divulgação)

Com a experiência de quem já foi presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul), o deputado federal Fábio Trad (PMDB) apresentou uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que exige dos candidatos ao ingresso na magistratura 5 anos de atividade forense e não apenas 3 anos de atividade jurídica.

“Nós sabemos quão nocivos são aqueles passíveis de juizites e promotorites (sic). São jovens que ingressam no Ministério Público e na Magistratura sem a vivência necessária do manuseio dos processos, sem o conhecimento íntimo das causas, que fazem as pessoas sofrer e com uma caneta pensam que podem mudar o mundo, às vezes cometendo grandes injustiças”, afirmou em discurso na tribuna.

O Conselho Federal da OAB ajuizou uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal) sustentando que a atividade jurídica pressupõe experiência efetiva no trato das questões nessa área e não a mera atividade acadêmica como aluno, por exemplo.

Porém, o STF entendeu que, no cômputo desses três anos, iniciados a partir da data da conclusão do curso de Direito, conta-se inclusive o tempo de curso de pós-graduação na área jurídica.

Para Fábio Trad, o texto constitucional deveria ter se referido à “prática forense”, e não à “atividade jurídica”, que é um conceito muito mais amplo.

Na proposta protocolada por Fábio Trad ontem, a exigência dos candidatos é de comprovação da “efetiva prática forense”, que consiste na prática do foro, dos Tribunais, e no manuseio e manejo dos processos, não apenas o mero exercício de atividade ligada ao direito

Nos siga no Google Notícias